O motorista lagunense Maico Fernandes é apontado como um dos grandes responsáveis por evitar uma tragédia ainda maior na BR-280, em Corupá, Norte de Santa Catarina. Ele conduzia o micro-ônibus que se envolveu em um grave acidente na última sexta-feira (2), quando o veículo foi atingido por uma carreta que, supostamente, perdeu os freios na descida da serra.
O coletivo transportava o grupo de dança da terceira idade Dance Ladies, de Balneário Rincão, e seguia para São Bento do Sul, onde participaria dos Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti). Após o impacto, o micro-ônibus tombou e começou a pegar fogo. Em um ato de coragem, Maico retirou nove passageiras do interior do veículo antes que as chamas se alastrassem completamente.
Apesar dos esforços, duas integrantes não resistiram: Heliane Cargnin e Stela Maris Martinelli, conforme confirmou a Prefeitura de Balneário Rincão. As demais vítimas tiveram ferimentos, mas foram socorridas. Até a manhã de sábado (3), uma delas ainda seguia hospitalizada.
Fernandes, que atualmente mora em Içara e tem família no distrito de Ribeirão Pequeno, em Laguna, ficou bastante abalado com a tragédia.