Menu Horizontal com Scroll

Tiros, incêndios e fuga no mato: operação caça criminosos que aterrorizam Florianópolis

Ação da Polícia Civil nesta quarta-feira (20) é resposta aos ataques violentos ocorridos em outubro de 2024, após tentativa frustrada de invasão no norte da Ilha, em Florianópolis
Publicado em 21/03/2025 11h00

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO/DEIC) deflagrou nesta quinta-feira, 20, a operação policial Tolerância Zero para dar cumprimento a 24 mandados de busca e apreensão e 10 mandados de prisão contra integrantes de organização criminosa envolvidos nos atos criminosos ocorridos no dia 19 de outubro, na região de Grande Florianópolis. Os mandados foram cumpridos em Florianópolis, São José, Biguaçu e Palhoça.

O delegado titular da DRACO, que coordenou a operação, Antônio Claudio Seixas Jóca, informou que 10 pessoas foram presas, sendo que três delas foram em flagrante delitos. Também foram apreendidos dois veículos de luxo, equipamentos eletrônicos, drogas, armas, munições e carregadores.

Foto: Leo Munhoz / SECOM

Em entrevista coletiva o delegado-geral Ulisses Gabriel, disse que a operação é uma resposta aos atos de vandalismo que ocorreram em outubro passado. “O governador Jorginho nos pediu tolerância zero com os criminosos que cometeram estes atos e, dada à complexidade deste caso, pedimos que a DEIC assumisse a investigação.” 

O delegado-geral acrescentou que esta foi uma operação de alto risco porque envolvia membros de facção criminosa. “Ataques a ônibus, às pessoas e ao Estado terão resposta à altura”, afirmou o delegado Ulisses.

Ulisses Gabriel ainda enalteceu o trabalho da PMSC, do Corpo de Bombeiros Militar e da Polícia Científica, instituições fundamentais para cessar os ataques e identificar dos autores.

Foto: Leo Munhoz / SECOM

O delegado Daniel Régis, titular da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC), assinalou que mais de 150 profissionais atuaram na operação de hoje. “Os policiais civis que participaram da operação atuam no estado e estão mais ambientados nas investigações que envolvem organizações criminosas. A investigação permanece em curso e vamos continuar respondendo à altura”, assinalou o diretor da DEIC.

O delegado Jóca pontuou que a operação Tolerância Zero é uma sequência da investigação que a DRACO iniciou logo após o registro dos fatos em outubro do ano de 2024, quando as forças de segurança identificaram e prenderam 18 envolvidos nos incêndios de veículos e obstrução de vias públicas.

Foto: Leo Munhoz / SECOM

Relembre o caso

No dia 19 de outubro de 2024, 10 integrantes da organização criminosa, fortemente armados, tentaram sem sucesso invadir, por mais de uma vez, uma comunidade localizada na região Norte da Ilha. Os invasores se esconderam no mato, sendo então determinado pela cúpula da facção a prática de diversos atos violentos na região da Grande Florianópolis com o objetivo de diminuir a presença policial no Norte da Ilha.

Foi então que houve o fechamento momentâneo, pelos criminosos, de vias públicas com a queima de veículos e ataques a tiros contra as forças de segurança.

Após esses atentados, foi realizado um minucioso trabalho de investigação pela equipe da DRACO/DEIC, coordenada pelo Delegado de Policia Antonio Claudio Jóca, na qual foram identificados todos os integrantes do grupo invasor, além das lideranças da facção que atuaram direta ou indiretamente nos ataques.

O trabalho de investigação da DRACO/DEIC continua e somente será concluído com a identificação de todos os envolvidos nos ataques criminosos ocorridos em outubro de 2024.

Neste sábado (19), um princípio de incêndio causou pânico entre clientes no Shopping Via Catarina,…

Uma queda de motocicleta resultou na morte de um homem de 28 anos e deixou…

Moradores de São Joaquim, na Serra de Santa Catarina, foram surpreendidos por uma intensa tempestade…

Neste sábado (19), uma corrente intensa de vento, conhecida como microexplosão, causou estragos em Chapecó,…

Uma cena no mínimo curiosa chamou a atenção de moradores de Joinville neste sábado (19)….

Uma intensa chuva de granizo atingiu São Joaquim, na Serra de Santa Catarina, neste sábado…

Na manhã deste sábado (19), um surfista encontrou uma rede de pesca com tartarugas mortas…

Uma conveniência foi interditada na noite de sexta-feira (18), no bairro Morretes, em Itapema, durante…

Um temporal registrado entre a noite de sexta-feira (18) e a manhã deste sábado (19)…

A Diretoria de Combate a Maus-Tratos Contra Animais, juntamente com a Guarda Municipal Ambiental, realizou…

Câmeras de segurança registraram o assassinato de Evandro Henrique Batista, de 29 anos, na madrugada…

Um homem foi encontrado morto na noite desta sexta-feira (18) após ser atingido por diversos…

A abertura de empresas em Santa Catarina cresceu 31% no primeiro trimestre de 2025 e…

Moradores de Santa Catarina terão a chance de observar um espetáculo celeste na madrugada da…

Santa Catarina tem se destacado no cenário nacional pela política de ressocialização por meio do…

Pesquise notícias

Últimas Notícias