VÍDEO: Coutinho faz previsão alarmante para Santa Catarina

O meteorologista Ronaldo Coutinho, conhecido por suas previsões certeiras, alerta para uma quantidade significativa de chuva no Vale do Itajaí entre esta quinta-feira (11) e domingo (16). 

De acordo com suas projeções, a região poderá registrar entre 100 e 250 milímetros de precipitação durante esse período. Coutinho destaca a possibilidade de deslizamentos e alagamentos, além de temperaturas baixas.

Ele informa que as chuvas começam nesta quinta-feira (11) e continuam intensamente durante o fim de semana. 

A Defesa Civil de Santa Catarina também emitiu um alerta nesta quinta-feira (11). Devido ao processo de formação e atuação de uma frente fria, a previsão é de tempo encoberto com pancadas de chuva e temporais isolados, especialmente nas áreas próximas à divisa com o Paraná, entre a madrugada e o início da manhã. Ao longo do dia, o avanço do sistema deve favorecer a ocorrência de chuva intensa, acompanhada de trovoadas e possíveis rajadas de vento e granizo.

O risco de chuvas intensas e volumosas é moderado a alto, com possibilidade de alagamentos e enxurradas. As temperaturas variam entre -1 e 10°C no Grande Oeste, Planaltos, Litoral Sul e Grande Florianópolis Serrana, enquanto nas demais áreas os termômetros marcam entre 10 e 15°C. Durante a tarde, as temperaturas permanecem baixas, entre 9 e 15°C, devido ao tempo encoberto e chuvoso.

Além das condições climáticas adversas, o mar na costa catarinense estará pouco agitado, com ondas de sul/sudeste, alturas entre 1,5 e 2,0m e picos de até 2,5m em alto mar entre a costa da Grande Florianópolis e do Litoral Sul, e ondas entre 1,0 e 1,5m e picos de até 2,0m no Litoral Norte.

Na sexta-feira (12), a chuva deve se concentrar nas áreas do norte do estado, próximas ao Paraná. A Defesa Civil ressalta que os volumes previstos, associados aos níveis elevados e solo encharcado, elevam o risco de inundações no Alto Vale do Itajaí, com possibilidade de atingir níveis de emergência em municípios como Ituporanga, Taió, Rio do Oeste, Laurentino e Rio do Sul. Nas regiões do Médio e Baixo Vale, e nas bacias hidrográficas do Planalto Sul, os rios devem se manter em níveis de atenção.

Related posts

Ossada humana é achada em casa de empresário em SC

Pais acionam a polícia após filho de 17 anos danificar residência e fazer ameaças

Santa Catarina aprova distribuição gratuita de medicamentos à base de cannabis na rede pública