Viroses de verão preocupam autoridades em Santa Catarina

Por Redação

Publicado em 06/01/2025 21h11 | Atualizado há 11 dias

Com o aumento da população flutuante e temperaturas elevadas na região litorânea de Santa Catarina, os casos de doenças diarreicas agudas (DDA), popularmente conhecidas como “viroses” de verão, podem crescer significativamente.

Os municípios têm monitorado a situação por meio dos serviços de saúde, enquanto hospitais com emergência porta aberta continuam atendendo normalmente. No Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis, foi identificado um pequeno aumento na procura por atendimento relacionado a essas doenças nos últimos dias. Segundo a unidade, os casos atendidos têm sido leves, tratados com reidratação e sem sobrecarregar a capacidade da emergência.

ALERTA PARA CUIDADOS DE HIGIENE E PREVENÇÃO

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), a população deve adotar medidas rigorosas de higiene e controle para prevenir o adoecimento e evitar a transmissão. Confira as orientações da Superintendência de Vigilância em Saúde (SUV):

  • Consuma apenas água tratada, fervida ou mineral;
  • Evite frutos do mar crus e carnes mal passadas, principalmente de procedência desconhecida;
  • Mantenha alimentos refrigerados adequadamente ao levá-los para a praia;
  • Não consuma bebidas não industrializadas sem garantia da procedência dos ingredientes;
  • Atente-se ao prazo de validade dos alimentos e evite aqueles com aparência, aroma ou sabor alterados, mesmo dentro do prazo;
  • Lave as mãos com frequência, principalmente antes de preparar alimentos, usar o banheiro ou trocar fraldas;
  • Evite locais impróprios para banho.

GRUPOS VULNERÁVEIS E ATENÇÃO AOS SINTOMAS

A desidratação é uma das complicações mais comuns das DDAs, especialmente entre crianças, idosos e pessoas imunodeprimidas, que apresentam maior risco de agravamento. Nestes casos, monitorar sintomas, evitar a automedicação e buscar atendimento em uma unidade de saúde são essenciais para o tratamento adequado.

Vídeos do Logo

Logo Mais Lidas

O Jornal Razão é o veículo de comunicação mais tradicional da região do Vale do Rio Tijucas e Costa Esmeralda.

Mais Lidas

Últimas Notícias

Jornal Razão – 007.193.311.0001/05. Todos os direitos reservados.

Jornal Razão – 007.193.311.0001/05. Todos os direitos reservados.