Vórtice ciclônico deixa Santa Catarina em alerta laranja

A Defesa Civil emitiu um alerta devido às fortes chuvas previstas para Santa Catarina até domingo (28). Entenda

Vórtice ciclônico deixa Santa Catarina em alerta laranja

Imagem ilustrativa

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

A Defesa Civil emitiu um alerta devido às fortes chuvas previstas para Santa Catarina até domingo (28). A região leste do estado será a mais afetada, influenciada pela circulação marítima e um vórtice ciclônico.

Este fenômeno, um sistema de baixa pressão situado em médios níveis da atmosfera, aproximadamente 5 quilômetros de altitude, é caracterizado pela combinação de ar frio e seco central e movimentos ascendentes de ar quente e úmido nas bordas.

De quinta-feira (25) a sexta-feira (26), espera-se que a chuva persista em todo o litoral catarinense, com volumes acumulados estimados entre 30 e 50 milímetros. O cenário de instabilidade climática se mantém durante o final de semana, com previsões de chuvas ainda mais intensas, possivelmente ultrapassando 100 milímetros. As áreas mais susceptíveis incluem o Baixo Vale do Itajaí, a Grande Florianópolis e partes do Litoral Sul.

Paralelamente, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertou para perigos associados a essas chuvas, incluindo volumes entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos que podem alcançar 100 km/h. Há preocupações com possíveis cortes de energia elétrica, quedas de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. 

As regiões em risco abrangem a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Norte e Sul Catarinense, além da região Metropolitana de Curitiba e parte do Estado de São Paulo.

Diante deste cenário, a Defesa Civil orienta a população a tomar precauções em caso de chuva intensa. Recomenda-se evitar áreas propensas a alagamentos, não atravessar pontes submersas e ter atenção redobrada com crianças próximas a rios e ribeirões. 

Em situações de emergência, a Defesa Civil pode ser contatada pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo número 193.