Em uma nova missão de solidariedade, Moana, uma labradora do Corpo de Bombeiros, começou nesta quarta-feira (2) a atuar como voluntária no Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, localizado em Itajaí, no Litoral Norte do estado. A iniciativa faz parte da retomada do projeto de terapia assistida pela instituição hospitalar, com o intuito de oferecer alegria e conforto aos pacientes em tratamento prolongado.
A heroína canina e o cabo Thiago Amorim, seu parceiro humano, são conhecidos por terem participado em várias ocorrências de busca e resgate desde 2021, incluindo a notável Operação Petrópolis 2022. Agora, a dupla compromete-se a visitar o hospital uma vez por semana, trazendo alegria e descontração para os corredores do hospital.
O primeiro paciente a receber a visita de Moana foi Clarice de Freitas, em tratamento oncológico, que expressou sua felicidade com a presença da labradora: “Ela veio e alegrou o meu dia”.
Para ser aceita no programa, Moana precisou atender ao protocolo da Comissão Central de Infecção Hospitalar, que inclui ter todas as vacinas em dia e um atestado sanitário atualizado a cada quinze dias.
A entrada de Moana no hospital foi marcada por uma cerimônia simbólica, na qual a labradora recebeu um crachá, formalizando sua participação no projeto de terapia assistida. “Adentramos os corredores e os funcionários recebem a Moana. Já tem todo um momento de descontração no ambiente e que traz um pouco mais de alegria para os pacientes”, relatou cabo Amorim.
Com informações do G1