Cientistas fizeram o 1º teletransporte holográfico

O hardware para a experiência foi desenvolvido pela Microsoft, e o software ficou por conta da Aexa Aerospace

Cientistas fizeram o 1º teletransporte holográfico

Redes sociais

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.


Em outubro de 2021, a NASA conseguiu transportar um holograma de um médico para a Estação Espacial Internacional (ISS), tornando-o o primeiro “holonauta” do mundo. O termo “teletransporte holográfico”, também chamado de “holoporte”, se aplica quando um holograma de uma pessoa ou um objeto é transmitido instantaneamente para outro local.

No fim do mês passado, um pequeno grupo de estudantes do Western Institute for Space Exploration (Instituto Ocidental de Exploração Espacial, em tradução livre), uma organização de pesquisa e treinamento de exploração espacial e terrestre no Canadá, se reuniu para participar do que se acredita ser a primeira experiência internacional de holoporte.

“Tivemos a incrível oportunidade de demonstrar o primeiro teletransporte holográfico internacional bidiretivo”, disse o cofundador e líder do projeto, Adam Sirek, membro do corpo docente da Faculdade de Medicina e Odontologia Schulich, na Universidade de Ontário Ocidental, e do Western Space. “Transportamos uma pessoa do Alabama (EUA) para Ontário (Canadá), e cada um dos estudantes aqui no projeto pôde se holoportar instantaneamente em forma até Huntsville, no Alabama”.

De acordo com um comunicado da Universidade, a equipe, composta em grande parte por estudantes de medicina, está explorando a forma como essa tecnologia futurista (cujo hardware foi desenvolvido pela Microsoft, e o software pela Aexa Aerospace) pode ser usada no mundo real.