Porto de SC investe em tecnologia de ponta para agilizar operações portuárias

E se torna o primeiro da América do Sul a operar guindastes móveis por controle remoto, com um investimento de 25 milhões de dólares

Porto de SC investe em tecnologia de ponta para agilizar operações portuárias

DIVULGAÇÃO/ REDES SOCIAIS

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

O Porto Itapoá, no Litoral Norte Catarinense começa 2023 com importantes investimentos para melhor funcionamento. Mais segurança e agilidade. A começar pelos novos guindastes. Será o primeiro terminal portuário da América do Sul a operar guindastes móveis sobre pneus por controle remoto. Os equipamentos passam a chegar no final do primeiro semestre de 2023.

O investimento é milionário e ajudará na agilidade das operações do porto. São ao todo dez máquinas chamadas de RTG’s e um investimento de cerca de 25 milhões de dólares.

Os novos RTG’s tem capacidade para empilhar até 6 contêineres. Os equipamentos são híbridos, com consumo de combustível 3 vezes menor do que um RTG convencional, movido a diesel.

Os aparelhos serão controlados remotamente e segundo o diretor de Operações Portuárias, Tecnologia e Meio Ambiente do Porto Itapoá, Sergni Pessoa Rosa Jr, neste momento os operadores passam por capacitação para trabalhar nas máquinas.

Os primeiros equipamentos chegam em maio, enquanto a segunda leva está programada para novembro deste ano.

A outra aquisição é para inspeção por um novo scanner aos contêineres que chegam no pátio. O equipamento é o primeiro em território brasileiro e representa um investimento de cerca de R$ 10 milhões. Deve entrar em operação até março.

O delegado da Alfândega da Receita Federal de São Francisco do Sul, Claiton Meyer, responsável juntamente pela atuação em Itapoá explicou que mais um scanner significa mais vistorias de contêineres em um tempo menor, o que deve diminuir a necessidade de vistorias físicas.