Nicolas Areias Gaspar, de dois anos estava desaparecido em Santa Catarina e foi encontrado em São Paulo após quase dez dias, e a Polícia Civil suspeita de envolvimento com tráfico de pessoas. O menino estava com um casal que alegou ter adotado a criança. Veja o que se sabe e o que ainda precisa ser esclarecido sobre o caso.
Data do desaparecimento
O menino foi visto pela última vez com sua mãe em 30 de abril na região da Grande Florianópolis. A mãe foi internada três dias depois, e a família registrou um boletim de ocorrência em 4 de maio, com um inquérito sendo instaurado no dia seguinte.
Localização da criança
O menino foi encontrado em um carro na zona leste de São Paulo na segunda-feira (8), após quase dez dias desaparecido. A Polícia Militar informou que o veículo tinha placa adulterada e estava ocupado por um casal que afirmou ter adotado o bebê.
Entrega da criança ao casal
De acordo com a delegada responsável pelo caso, Sandra Mara, a mãe teria entregado a criança “livre e espontaneamente” ao casal. Em depoimento, ela disse ter sido “assedida” pelo homem encontrado no carro com a criança para entregá-la. Sem apoio e sendo mãe solo, ela acabou cedendo.
Declarações do casal à polícia
Durante a abordagem policial, a mulher proprietária do veículo apresentou a Certidão de Nascimento da criança e afirmou tê-la adotado. O casal alegou estar a caminho do Fórum para regularizar a situação.
Relação do casal com a mãe
A Polícia Civil de São Paulo afirma que o homem e a mulher estariam “aliciando” a mãe da criança desde o nascimento do menino, tentando convencê-la a entregá-lo sem seguir os procedimentos legais. A delegada afirmou que todo o processo foi realizado pela internet, por meio de mensagens e áudios.
Prisão do casal
O casal foi preso em flagrante por suspeita de adoção ilegal e indícios de tráfico de pessoas. Eles passarão por audiência de custódia na terça-feira (9).
Situação atual do menino
O Conselho Tutelar de São Paulo assumiu a responsabilidade pela criança, que deve retornar a Santa Catarina nos próximos dias. A liberação depende de uma decisão judicial em São Paulo.
Estado da mãe
A mãe da criança está internada em um hospital da Grande Florianópolis. A causa da internação não foi divulgada.
Andamento da investigação
A investigação continua, com a polícia aguardando depoimentos da mãe, do casal encontrado com a criança em São Paulo e da família da vítima. A mãe já prestou depoimento na segunda-feira (8) e será ouvida novamente nos próximos dias.
Com informações de NSC TOTAL