Em uma grande operação interestadual ocorrida nesta terça-feira (11), a Polícia Civil de Santa Catarina, com ações simultâneas em São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul, visou combater atividades neonazistas em progresso.
De acordo com a Polícia Civil, a operação de hoje é uma extensão da Operação Gun Project, que começou em outubro de 2022. Esta investigação original descobriu a produção de armas de fogo através de impressoras 3D por um grupo neonazista com sede em Santa Catarina.
A célula neonazista se reuniu presencialmente e criou materiais promocionais para a difusão da ideologia nazista, realizando rituais que celebravam a doutrina hitlerista. O grupo se autodenominou “a nova SS de Santa Catarina”, em alusão às tropas de Adolf Hitler.
As investigações, em curso há oito meses, identificaram membros associados e células afiliadas ao grupo em vários estados. Segundo a Polícia Civil, a operação desta terça-feira resultou na apreensão de “um grande volume de material de natureza nazista e extremista”, bem como quatro armas de fogo e munições.
A operação compreendeu 15 mandados de busca e apreensão, cumpridos em cidades de Santa Catarina, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.
A ação foi liderada pela Delegacia de Repressão ao Racismo e a Delitos de Intolerância da Diretoria Estadual de Investigações Criminais.