Nesta semana, uma comitiva brasileira, formada por prefeitos da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (AMFRI), representante da Assembleia Legislativa, o secretário executivo da AMFRI e o diretor executivo do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da AMFRI (CIM-AMFRI), partiu para o Panamá.
O grupo foi convidado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pela Secretaria Nacional de Parcerias Público-Privadas do Panamá para participar do PPP Américas.
O PPP Américas é o mais prestigioso fórum de negócios sobre Parcerias Público-Privadas (PPP) da América Latina. O evento, que acontece bianualmente e é organizado pelo BID em parceria com um governo anfitrião, reúne agentes dos setores público e privado. Seu objetivo é criar oportunidades de colaboração e negócios que promovam o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida na região por meio de parcerias com propósito.
As PPPs são vistas como uma maneira eficiente de acelerar processos e superar questões que, frequentemente, se atrasam devido à burocracia. A AMFRI e o CIM-AMFRI são pioneiros em algumas dessas questões e têm sido referência para diversas áreas. O PROMOBIS e a PPP da Educação Infantil, por exemplo, são iniciativas que prometem grandes avanços em vários aspectos para a região, além da mobilidade e educação.
O secretário executivo da AMFRI, Ademar Henrique Borges, ressaltou a relevância do evento: “Nosso papel como gestor público é trazer inovação para a administração e, sem dúvidas, através das parcerias público-privadas, vamos avançar em geração de emprego e renda”.
Compõem a comitiva brasileira o presidente da AMFRI e prefeito de Bombinhas, Paulo Henrique Dalago Muller; o prefeito de Penha, Aquiles da Costa; o prefeito de Ilhota, Erico de Oliveira; o prefeito de Luiz Alves, Marcos Veber; o prefeito de Camboriú, Élcio Kuhnen; a deputada estadual, Ana Paula da Silva; o secretário executivo da AMFRI, Ademar Henrique Borges; e o diretor executivo do CIM-AMFRI, Jaylon Jander.