Quase uma tonelada de tainhas é capturada por pescadores de BC em dois dias

Lanços ocorreram nesta quarta (15) e quinta-feira (16) em Taquaras. No primeiro dia, por volta das 7h, os pescadores capturaram 170 tainhas. Já na manhã desta quinta, foram 562, em três lanços.

Quase uma tonelada de tainhas é capturada por pescadores de BC em dois dias

Divulgação

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Com a queda das temperaturas, cardumes de tainha estão aparecendo nas praias de Balneário Camboriú. Lanços ocorreram nesta quarta (15) e quinta-feira (16) em Taquaras. No primeiro dia, por volta das 7h, os pescadores capturaram 170 tainhas. Já na manhã desta quinta, foram 562, em três lanços.

“Elas estão chegando. O peixe já está bonito, está bem saboroso. São só as primeiras de muitas, vão vir muitas por aí, se Deus quiser”, comemora o pescador Jair Euflorzino.

A Temporada de Pesca da Tainha começou dia 1º de maio e vai até 31 de julho, com apoio da Prefeitura de Balneário Camboriú e da Polícia Militar. A Fundação Cultural e a Secretaria do Meio Ambiente atuam com a Colônia de Pescadores Z-7 fornecendo estrutura e orientações e fiscalizando a atividade.

Nesta safra, há novidades na infraestrutura para possibilitar mais conforto aos pescadores artesanais e melhor desempenho da atividade. São dez pontos identificados para a pesca espalhados nas praias do município, conhecidos como ranchos. Na Praia Central, cada um dos três ranchos (localizados na altura das ruas 2700, 3700 e 4100) tem dois contêineres (um com banheiro) e duas tendas para dar apoio à vigília dos cardumes e para a cozinha. Os contêineres, que têm área de descanso, possuem energia elétrica.

Nas Praias Agrestes, foram instaladas tendas de apoio em Laranjeiras, Taquarinhas, Taquaras, Pinho, Estaleiro e Estaleirinho. Em Taquarinhas, há um banheiro químico.

Durante a temporada, é proibido o uso de jet skis, lanchas rebocadoras e embarcações motorizadas na orla das praias. Não é permitida a armação de redes de pesca tipo feiticeira e de malha, além da utilização de cilibrim e fisgas.