Após lucro da Petrobras despencar quase 40% Lula demite presidente e escolhe nome de confiança de Dilma

A queda quase atingiu 40% em relação ao mesmo período do ano passado

Após lucro da Petrobras despencar quase 40% Lula demite presidente e escolhe nome de confiança de Dilma

DIVULGAÇÃO

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta terça-feira (14) a demissão do então presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, após uma significativa queda nos lucros da estatal.

A queda quase atingiu 40% em relação ao mesmo período do ano passado, levando a uma reestruturação no alto escalão da empresa.

Magda Chambriard, ex-diretora da Agência Nacional de Petróleo (ANP) durante o governo de Dilma Rousseff, foi nomeada como a nova presidente. Chambriard é vista como uma figura de confiança dentro do círculo político de Dilma e agora espera-se que ela traga uma nova direção para a Petrobras.

A gestão de Prates foi marcada por tensões e desacordos notáveis com membros importantes do governo, incluindo o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silva, e o ministro da Casa Civil, Rui Costa. Estes desentendimentos culminaram em uma série de desafios internos que, supostamente, influenciaram a decisão de Lula de buscar uma nova liderança para a empresa.

A decisão do presidente surge um dia após a Petrobras divulgar seus resultados financeiros do primeiro trimestre de 2024, que mostraram um lucro líquido de R$ 23,7 bilhões, uma redução de 23% em relação ao último trimestre de 2023 e de 37,9% em comparação ao mesmo período do ano anterior. O relatório também destacou o pagamento de dividendos bilionários previstos para os próximos meses, apesar da queda nos lucros.