Exportação catarinense de carne suína bate recorde em agosto

Esse é o maior montante mensal de carne suína exportado pelo estado desde 1997

Exportação catarinense de carne suína bate recorde em agosto

Divulgação / Redes sociais

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Santa Catarina, conhecido polo agroindustrial brasileiro, fez história no último mês de agosto ao exportar um volume recorde de carne suína. De acordo com relatórios recentes do Ministério da Economia e análises do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa), o estado enviou ao exterior 62,3 mil toneladas do produto, incluindo carne in natura, industrializada e miúdos. Esse montante representa um acréscimo de 15,8% em relação a julho deste ano e um ligeiro aumento de 0,3% comparado ao mesmo mês de 2022.

No âmbito financeiro, as vendas externas catarinenses somaram US$ 146,8 milhões em agosto, um incremento de 10% em relação ao mês anterior. Entretanto, ao se comparar com o mesmo período do ano passado, observa-se uma diminuição de 2,1% nas receitas.

AGORA: Receba notícias pelo WhatsApp gratuitamente! Clique aqui para entrar em nossa comunidade, salve o contato do administrador e fique sempre bem informado!

O acumulado de janeiro a agosto de 2023 mostra um cenário otimista: foram exportadas 435,9 mil toneladas, com uma receita total de US$ 1,07 bilhão. Estes números representam crescimentos de 11,0% e 18,7%, respectivamente, comparados ao mesmo intervalo de tempo em 2022.

Alexandre Giehl, especialista em Socioeconomia e Desenvolvimento Rural da Epagri, atribui a ascensão principalmente à diversificação dos mercados compradores. O Chile destacou-se com um aumento expressivo de 74,2% na quantidade e 89,5% nas receitas. As Filipinas, segundo maior importador da carne suína catarinense, ampliaram suas compras em 21,3%, elevando as receitas em 32,3%. O Japão também entrou na lista de países com crescimento significativo, com 40,8% mais produtos adquiridos e um acréscimo de 23,2% nas receitas.

O Observatório Agro Catarinense aponta que o estado foi responsável por mais da metade (56,6%) das receitas totais do Brasil com exportações de carne suína neste ano, reforçando o seu papel estratégico no cenário agroexportador nacional.