Em julho, os catarinenses elevaram seus gastos em viagens internacionais em 32%, comparativamente ao mesmo mês de 2022, conforme relatório do Itaú Unibanco. Os destinos mais procurados incluem Estados Unidos, Países Baixos e Argentina.
A pesquisa detalha que o valor médio despendido por viajantes de Santa Catarina nas transações ligadas ao turismo internacional foi de R$ 1.662,83. Este montante é quase o dobro do que foi gasto em viagens domésticas, onde o valor médio ficou em R$ 933,39.
Quando se trata de destinos preferenciais, os Estados Unidos lideram o ranking com 21% das transações de turismo realizadas pelos catarinenses. Em sequência, aparecem os Países Baixos com 10% – impulsionados, em parte, pela presença da plataforma de reservas de hospedagem Booking.com – seguidos pela Argentina com 8%. Outros destinos populares incluem Espanha, Chile, Irlanda, Reino Unido, Uruguai, Itália e França.
O levantamento também identificou os setores onde os catarinenses mais realizaram gastos. Agências de turismo registraram um aumento impressionante de 97%. Duty frees em aeroportos e companhias aéreas tiveram altas de 34% e 23%, respectivamente, e hotéis apresentaram crescimento de 20% nas transações.
Moisés Nascimento, diretor de Dados e Analytics do Itaú Unibanco, ressaltou o impacto do primeiro verão no hemisfério norte sem restrições de viagem na escolha dos destinos. “Apesar das viagens nacionais ainda serem majoritárias, representando 92% do total, os dados sugerem uma crescente inclinação dos catarinenses por destinos internacionais diversificados”, afirmou.
Este relatório faz parte do estudo “Análise do Comportamento de Consumo”, que tem o objetivo de fornecer uma visão sobre os padrões de gastos dos brasileiros, usando como base transações realizadas com cartões do Itaú Unibanco.
Fonte: NSC Total.