Pesquisa revela que fumantes usam 8% da renda familiar para compra de cigarros

O levantamento destaca a importância de ser criado um imposto específico para produtos derivados do tabaco

Pesquisa revela que fumantes usam 8% da renda familiar para compra de cigarros

Divulgação / Redes sociais

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Uma pesquisa conduzida pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) revelou que os fumantes brasileiros gastam em média cerca de 8% da renda familiar per capita mensal na compra de cigarros industrializados. Os dados, que serão divulgados durante o lançamento da campanha "Precisamos de comida, não tabaco” da Organização Mundial da Saúde (OMS), ressaltam o impacto financeiro do hábito de fumar no país.

De acordo com o estudo, os gastos com cigarros chegam a quase 10% da renda entre os fumantes com idade entre 15 e 24 anos, e atingem 11% entre aqueles com ensino fundamental incompleto. A pesquisa se baseou nos dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019.

AGORA: Receba notícias pelo WhatsApp gratuitamente! Clique aqui para entrar em nossa comunidade, salve o contato do administrador e fique sempre bem informado!

O médico André Szklo, um dos autores do estudo, destacou que os gastos com cigarro têm maior impacto entre pessoas com menor escolaridade e em regiões do país onde a renda média é mais baixa, como no Norte e Nordeste. Segundo ele, aumentar o preço do cigarro é uma medida efetiva para reduzir o consumo e direcionar os recursos para outras áreas, como a saúde.

O estudo também aponta que as regiões Norte e Nordeste são as que registram os maiores gastos com tabagismo, sendo o Acre o estado com maior comprometimento de renda (14%). Por outro lado, a Região Centro-Oeste apresenta os menores índices de gastos com cigarro.

Diante desses resultados, a pesquisa reforça a importância de aumentar o preço do cigarro e criar um imposto específico para produtos derivados do tabaco, direcionando os recursos para o Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, destaca a necessidade de conscientizar sobre os impactos negativos do tabagismo e incentivar a produção de alimentos sustentáveis como alternativa ao cultivo do tabaco.

Nesta quarta-feira (31), em comemoração ao Dia Mundial sem Tabaco, o Inca promoverá ações de sensibilização para que os fumantes parem de fumar, além de receber um prêmio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) por suas contribuições no combate ao tabagismo no país.