População de Tijucas quase dobra em 12 anos e chega a 51,5 mil habitantes

Desenvolvimento econômico de Tijucas foi alavancado pela indústria e comércio. Agora, a prefeitura quer dar início à uma nova fase com a exploração do potencial econômico do Rio Tijucas

População de Tijucas quase dobra em 12 anos e chega a 51,5 mil habitantes

Lorran Barentin / Jornal Razão

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

A cidade de Tijucas, em Santa Catarina, vivenciou um crescimento populacional de 66.67% nos últimos 12 anos, indo de 30.960 para 51.592 habitantes. Agora, a cidade é 32° maior de SC. Este aumento substancial de 20.632 moradores é devido principalmente ao crescimento comercial e industrial, este último sobretudo na região de Santa Luzia, onde o Polo Industrial de Tijucas está em franca expansão. Loteamentos em áreas como Joaia e Mata Atlântica também contribuíram para o crescimento populacional da cidade.

O setor industrial tem sido uma força motriz importante para o crescimento da cidade, com desenvolvimento em todos os setores. De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Tijucas, Jean do Nico, de 2015 para 2023 o número de empresas ativas em Tijucas subiu de 2.888 para 6.947, um aumento gigantesco neste curto período. "Tijucas era, até pouco tempo, uma pequena cidade. Brincávamos que Tijucas era uma pequena cidade, mas uma gigante empreendedora. E os números provam que estávamos corretos", comemora Jean. 

Um dos destaques da economia tijuquense é a indústria náutica. Apesar do planejado Polo Náutico de Tijucas não ter se concretizado como sonhado, a cidade se beneficiou significativamente da importação de inovação e tecnologia no setor. Isso permitiu que estaleiros e marinas se estabelecessem na cidade, gerando empregos e renda significativos e fazendo do setor náutico a quarta maior fonte de receita fiscal da cidade.

No entanto, um dos ativos mais importantes de Tijucas, o Rio Tijucas, foi negligenciado por várias décadas. Agora, com novos passos sendo tomados pela Prefeitura de Tijucas por determinação do Prefeito Eloi Mariano Rocha, espera-se que o município possa começar a explorar o potencial turístico, econômico e social do rio.

A recuperação da navegabilidade do Rio Tijucas para pequenas embarcações é uma demanda urgente, especialmente em épocas de vazante. Para resolver este problema, a administração municipal realizou um estudo multidisciplinar, desenvolvido pela UNIVALI. O Estudo Ambiental Simplificado da Dragagem da Foz do Rio Tijucas tem como objetivo proporcionar uma solução para este problema de longa data, melhorando a acessibilidade e a qualidade dos serviços oferecidos ao público.


Além disso, a sede da Colônia de Pescadores será inaugurada nesta semana, com a presença do Ministro da Pesca do Governo Lula. Isso irá criar uma conexão com o Governo Federal para investimentos no Rio Tijucas, que será crucial para o futuro desenvolvimento da Praia Pontal Norte para o turismo e lazer. 

O processo de estudos para o desassoreamento do Rio Tijucas está em sua fase final. Após a conclusão, a prefeitura licitará uma 'draga' que fará o serviço de forma permanente na Boca da Barra. Uma vez concluído, o próximo passo será a realização do Estudo de Impacto Ambiental para os tão esperados molhes da Boca da Barra. Esse projeto, que levará cerca de três anos apenas para seus estudos de viabilidade, é um sonho antigo da cidade e sua realização significará uma nova fase de desenvolvimento para Tijucas.


Em meio a este rápido crescimento, Tijucas continua a atrair investidores e novos moradores, destacando-se no Vale do Rio Tijucas como a cidade que mais se desenvolveu na última década.