Preços das carnes apresentam a maior queda em 15 meses no Brasil

Os dados foram divulgados pelo governo e causam polêmica. Você encontrou estes descontos?

Preços das carnes apresentam a maior queda em 15 meses no Brasil

DIVULGAÇÃO/ REDES SOCIAIS

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Dados divulgados nesta sexta-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontaram que os preços das carnes apresentaram a maior baixa no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) desde novembro de 2021.

A queda registrada em fevereiro deste ano foi de 1,22%, a mais intensa em 15 meses. Em novembro de 2021, as carnes haviam recuado 1,38%.

A redução nos preços pode ter sido intensificada pelo impacto inicial do embargo às exportações brasileiras para a China, que resultou em um aumento da oferta no mercado interno. O embargo foi iniciado após a confirmação de um caso de mal da vaca louca no Pará.

A pesquisa do IPCA considera os preços de 18 subitens de carnes. Em fevereiro, a picanha foi o corte pesquisado com a maior queda, de 2,63%, seguida por fígado, alcatra, capa de filé e costela.

A picanha, que tradicionalmente é um dos cortes mais caros, foi destaque em debates na campanha eleitoral do ano passado, quando o então candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sugeriu que o brasileiro deveria voltar a consumir esse corte.