Professores de Santa Catarina anunciam greve para o fim de maio

Anúncio foi divulgado durante assembleia realizada nesta quinta-feira (4)

Professores de Santa Catarina anunciam greve para o fim de maio

imagem: Júlia de Araújo

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Em uma assembleia estadual realizada em Florianópolis na tarde desta quinta-feira (4), os profissionais da educação, representados pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina (Sinte), votaram pela realização de uma greve.

A paralisação está marcada para começar no dia 23 de maio, com a participação de mais de 5 mil profissionais do setor na Praça Tancredo Neves.

As demandas da categoria são focadas no reajuste do piso salarial e na valorização da carreira. Entre as reivindicações específicas estão a aplicação do reajuste salarial em todos os níveis, a reestruturação da tabela salarial, a revogação do desconto de 14% nas aposentadorias e a garantia de hora atividade para todos os professores.

Em resposta à mobilização, a Secretaria de Estado da Educação (SED) se comprometeu a dialogar com as partes envolvidas e destacou as medidas já adotadas para valorizar os servidores da educação, como o aumento do vale-alimentação e a isenção da cobrança de 14% para os professores aposentados. Além disso, informou que há planos para realizar um concurso para a contratação de 10 mil servidores efetivos ainda no primeiro semestre de 2024.

A decisão de entrar em greve foi tomada com o objetivo de pressionar o Governo Estadual a atender às reivindicações da categoria, e a paralisação das atividades permanecerá em vigor até que um acordo seja alcançado.