Heróis que salvaram moradores de São João Batista na enchente são homenageados

Rafael Luís Carrard, piloto de helicóptero que salvou 128 vidas em São João Batista, está entre os homenageados

Heróis que salvaram moradores de São João Batista na enchente são homenageados

Reprodução / Redes sociais

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Nenhuma pessoa morreu na maior enchente de São João Batista, mesmo com casas sendo arrastadas e cobrindo totalmente diversas moradias.

Isso só foi possível graças a pessoas como Rafael Luís Carrard, Eder Jaciel e diversos outros verdadeiros heróis.

São João Batista fica no Vale do Rio Tijucas e vivenciou a maior enchente de sua história.

Bombeiros, policiais, pilotos de jet ski, empresários da construção civil. Pais, mães, irmãos. Cidadãos. Voluntários. Esse foi o resumo da gigantesca força-tarefa que se encarregou de levar solidariedade, amor e esperança para os batistenses.

Anônimos que estarão eternizados no rosto daqueles que olhavam com medo para a água. A chuva foi tanta que os moradores acabavam prensados contra o teto das residências, saindo literalmente pelo telhado.

No desespero, surgiu um lampejo de esperança. Veio do céu. Um helicóptero simplesmente começou a se aproximar dos telhados e, de forma absurdamente heróica, resgatou os munícipes.

Foram 128 resgates protagonizados por Rafael Luís Carrard com seu próprio helicóptero. O empresário conta que, percebendo a tragédia que abatia São João Batista, resolveu intervir e usar sua habilidade como piloto para fazer o bem.

“A gente nem chegava a ver o rosto das pessoas. Tinha que sair o mais rápido possível. Não tinha outra opção. Olha quantas vidas foram salvas”, comemora um dos protagonistas da ação heróica na maior enchente da história da Capital dos Calçados.

Pelo ar e pela água, empresários colocaram seus próprios helicópteros para resgatar famílias inteiras. Proprietários de jetskis não hesitaram em parar tudo o que estavam fazendo para salvar o povo batistense. Policiais, voluntários, pessoas da comunidade. Todos unidos no momento de calamidade.

Agora, veio um justíssimo reconhecimento. Uma honra para quem tem mérito.

O GERAR - Grupo de Resgate de Alto Risco, também foi homenageado na Prefeitura Municipal de São João Batista/SC. Na ocasião operando em 5 dias, junto a Defesa Civil local, na Coordenação, missões de busca, resgate, avaliação e auxílio no desastre que abateu o município no final do ano de 2022, devido a fortes chuvas.

Os homenageados foram condecorados com a Medalha de Mérito da Defesa Civil. A honraria, instituída pelo Decreto n° 1.570, de 12 de junho de 2013, tem por finalidade agraciar pessoas que tenham se destacado por relevante participação nas atividades ligadas à Defesa Civil.

Parabéns a todos os envolvidos neste ato de pura bravura. É um pequeno e singelo ato de gratidão a quem indubitavelmente tem um lugar guardado no céu.