Polêmica em Tijucas: morador acusa vereador de perseguição

Confusão no Futebol Amador de Tijucas envolve a decisão de tirar o mando de campo do Itatiaia, campeão em 2022 e o mais cotado para vencer em 2023, na grande final

Polêmica em Tijucas: morador acusa vereador de perseguição

Reprodução / Bola do Vale

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Tijucas é conhecida pelo seu amor ao futebol amador. Contudo, recentemente, uma polêmica envolvendo o Campeonato Municipal de Futebol de Campo Amador de 2023, um vereador local, um morador da cidade.

A controvérsia começou após a decisão, tomada em uma reunião no dia 26 de maio, de que as partidas decisivas do campeonato seriam realizadas no estádio do Tiradentes. Esse movimento causou indignação em muitos moradores dos bairros interioranos da cidade, principalmente a Associação Desportiva e Cultural Itatiaia, que apresentou formalmente um protesto e repúdio à decisão à Fundação Municipal de Esportes.

O documento, assinado pelo Diretor de Esporte da associação, argumenta que a decisão de realizar as partidas decisivas no estádio do clube que obteve a melhor classificação na fase anterior foi uma conquista significativa para todos os clubes participantes. Eles alegam que essa decisão integra a comunidade, permitindo que todos os moradores participem, assistam e prestigiem o evento.

Além disso, o protesto ressalta que a decisão não está alinhada com o artigo 8° do Regulamento Geral do Campeonato, que destaca a confraternização e integração entre os bairros da cidade como a principal finalidade da competição.

A Associação também acusa a Fundação de esportes de privilegiar a equipe da Associação AV 13, que administra o estádio Sebastião Vieira Peixoto (Tiradentes), sugerindo que a mudança resultará em vantagens indevidas para o clube e em prejuízos para as outras equipes e suas respectivas comunidades.

Segundo um dos moradores de Tijucas e membro da Associação Desportiva e Cultural Itatiaia, esta decisão não apenas desconsidera o regulamento do campeonato como também é uma forma de perseguição por parte de um vereador local, que teria prometido, em tom de ameaça em mensagem enviada pelo WhatsApp, que o Itatiaia não seria campeão este ano: "É por essas e outras que vcs não serão campeão esse ano. Pelo menos se depender de mim". 

"O futebol é o coração da nossa comunidade. É uma maneira de nos unir, de nos divertir e de nos orgulhar. Esta decisão, se implementada, arruinará essa tradição e trará desvantagens para muitos clubes locais", disse o morador. 

Diante disso, a Associação Desportiva e Cultural Itatiaia pede que a decisão seja reconsiderada e que as partidas decisivas ocorram no estádio da equipe que tiver a melhor campanha na fase anterior, conforme consta no regulamento.

Inclusive, o artigo 41 do Regulamento Geral da competição diz:"Art. 41° As alterações no Regulamento Geral deverão ser aprovadas pelo Departamento Técnico da FME e assim apresentadas aos presidentes no dia 14 de março de 2023. Após esta data não serão feitas alterações neste regulamento".

A Fundação Municipal de Esportes ainda não se pronunciou oficialmente sobre o protesto. A situação tem gerado um clima de tensão na cidade, com muitos moradores e amantes do futebol local apoiando o protesto da Associação. Eles esperam que o esporte, tão importante para a comunidade, continue a ser uma forma de unir todos os bairros de Tijucas, e não de dividi-los.