A rotina de quem mora na Avenida Nilo Bittencourt, no bairro São Vicente, em Itajaí, virou um teste de paciência marcado por prejuízos diários. O vaivém constante de carretas e caminhões gigantescos transformou a via urbana em uma rota de colisão: muros derrubados, fachadas arranhadas e fiações elétricas frequentemente arrancadas do poste, deixando famílias e comércios no escuro.
Para dar um basta a esse cenário de destruição, a Coordenadoria de Trânsito de Itajaí (Codetran) decidiu instalar um equipamento de fiscalização eletrônica inédito no local.
Cerco eletrônico 24 horas
O novo dispositivo não dá trégua e opera sem interrupções. Ele é capaz de medir com precisão milimétrica a extensão dos veículos: qualquer caminhão com mais de 12 metros de comprimento que tentar cruzar o trecho sem autorização será flagrado.
Para completar o cerco aos motoristas imprudentes, o equipamento também funciona como radar de velocidade tradicional, coibindo o excesso de rapidez em uma área eminentemente residencial.
Multas começam dia 21
Atualmente, o sistema passa por ajustes operacionais e testes de calibragem. A fiscalização pra valer, com autuação no bolso de quem desrespeitar as regras, começa no dia 21 de setembro. Até lá, a Codetran prepara a região com uma revitalização completa das sinalizações vertical e horizontal, além de indicar em todas as vias de acesso a presença do monitoramento 24 horas.
E quem realmente precisa entregar mercadorias ou acessar imóveis na área? Para esses casos, o acesso só será liberado mediante a Autorização Especial de Trânsito (AET), emitida previamente pelo município. Essa fase inicial servirá de laboratório para a prefeitura: se o radar provar que é capaz de devolver a paz ao bairro São Vicente e proteger as estruturas das casas, a tecnologia será levada para outros pontos críticos de Itajaí que enfrentam o mesmo tormento com o tráfego pesado.















