A participação da Assembleia de Deus no desfile cívico de 7 de Setembro em Içara, no Sul de Santa Catarina, gerou repercussão nas redes sociais após integrantes da igreja exibirem cartazes com mensagens contrárias ao casamento entre pessoas do mesmo sexo e ao que a instituição chamou de “ideologia de gênero”.
A manifestação ocorreu na segunda-feira (7), durante a programação municipal pelo Dia da Independência. Entre as mensagens levadas ao desfile estava a defesa de que casamentos fossem celebrados somente entre um homem e uma mulher.
As imagens dos cartazes passaram a circular nas redes sociais e provocaram críticas. O gerenciador de mídias sociais João Gabriel publicou uma nota de repúdio à manifestação. A postagem recebeu centenas de comentários.
Na publicação, João Gabriel criticou a utilização de um desfile cívico municipal para a divulgação das mensagens e afirmou que o episódio representaria uma forma de propagação de exclusão. Ele também levantou questionamentos sobre a laicidade do Estado e argumentou que as liberdades religiosa e de expressão devem respeitar a dignidade e os direitos fundamentais de terceiros.
O caso também provocou manifestações de políticos da região. Mariana Sartor (PSOL), candidata a deputada estadual, classificou o episódio como “homofobia escancarada”. Ela ressaltou que o Brasil é um Estado laico e mencionou o reconhecimento do casamento entre pessoas do mesmo sexo no país.
Mariana ainda questionou se houve utilização de recursos públicos para financiar a apresentação da igreja durante o desfile. Até o momento, não há informação de que verba pública tenha sido destinada especificamente à participação da instituição religiosa.
Giovana Mondardo (PCdoB), candidata a deputada federal, também comentou o caso e classificou a atitude da igreja como “completamente descabida e discriminatória”.
Procurada para comentar a repercussão, a Prefeitura de Içara informou que não se manifestaria sobre o episódio naquele momento. A administração municipal também não informou se houve utilização de recursos públicos especificamente para a participação da igreja no desfile.
A Assembleia de Deus de Içara também foi procurada para explicar o objetivo da manifestação e responder às críticas feitas após o desfile. Até a publicação, a instituição não havia apresentado posicionamento.















