A Defesa Civil de Chapecó definiu, nesta terça-feira (16), os procedimentos que serão adotados para retirar, acolher e realocar famílias atingidas por emergências em áreas de risco. A reunião ocorreu na Sala de Crise, instalada na sede do órgão, no prédio do antigo Fórum.
Participaram representantes da Cruz Vermelha, das secretarias municipais de Saúde, Família e Proteção Social e Segurança Pública, além da Guarda Municipal e da comunidade venezuelana.
Durante o encontro, foram distribuídas as responsabilidades de cada órgão nas diferentes etapas do atendimento, desde a remoção das famílias até a acomodação temporária e a posterior realocação.
Por meio de um convênio com o município, a sede da Cruz Vermelha será usada pela primeira vez como abrigo temporário em situações de emergência. O espaço deverá oferecer alimentação, camas, banheiros, agasalhos e condições adequadas de permanência.
Na última sexta-feira (11), Chapecó registrou pontos de alagamento e algumas famílias precisaram deixar as próprias casas temporariamente. Apesar disso, não houve necessidade de encaminhamento para abrigo.
Segundo a Defesa Civil, os procedimentos foram organizados diante da previsão de influência do fenômeno El Niño, que pode aumentar a ocorrência de chuvas e outros eventos meteorológicos.
Também nesta terça-feira, representantes das secretarias que atuaram durante o temporal participaram de outra reunião. O grupo avaliou os atendimentos realizados e discutiu medidas preventivas já adotadas ou previstas pelo município.















