Primeira geada de julho é registrada em Santa Catarina

Além da geada, cidade da Serra catarinense também registrou temperatura baixa, chegando a -0,2ºC

Primeira geada de julho é registrada em Santa Catarina

Foto: divulgação/Sérgio Felipe Rodrigues

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Na manhã desta terça-feira (4), a cidade de Bom Jardim da Serra, localizada na Serra Catarinense, registrou a primeira geada de julho, acompanhada da menor temperatura do ano até o momento, -0,2ºC. As informações são do meteorologista Piter Scheuer, que monitora as condições climáticas na região.

A geada, que é um fenômeno meteorológico caracterizado pelo congelamento do orvalho nas superfícies expostas ao frio, foi observada pela primeira vez neste mês na cidade de Bom Jardim da Serra. O fenômeno veio acompanhado por uma queda brusca na temperatura, que atingiu -0,2ºC, a menor temperatura registrada neste ano.

Piter Scheuer, meteorologista experiente na região, reportou que além de Bom Jardim da Serra, outras localidades também tiveram temperaturas baixas. Urupema chegou a registrar 3,9ºC, o Morro da Igreja, localizado no Parque Nacional de São Joaquim, registrou 4,9ºC e a cidade de São Joaquim teve a temperatura de 3,5ºC.

Vale ressaltar que as temperaturas informadas são obtidas a partir de estações meteorológicas oficiais. Existem outras estações automáticas e particulares que podem ter registrado temperaturas ainda menores. As temperaturas frias nesta época do ano são esperadas, considerando a localização geográfica e altitude da região.