Divulgação
No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.
Um terremoto de magnitude superior a 7 atingiu Taiwan nesta terça-feira ((3), causando a morte de pelo menos nove pessoas e deixando centenas de feridos. O abalo sísmico, que ocorreu a 180 km a leste da China, também gerou alertas de tsunami em diversas regiões da costa leste asiática.
Segundo as autoridades taiwanesas, esse terremoto e os tremores secundários foram os mais intensos na ilha nos últimos 25 anos, e há previsões de novos sismos nos próximos dias. As sete vítimas fatais foram registradas no condado de Hualien, o mais próximo do epicentro. Além disso, o Corpo de Bombeiros informou que 736 pessoas ficaram feridas.
Moradores relataram momentos de pânico durante o terremoto. “Tudo tremeu de maneira violenta. Os quadros na parede, a televisão e o armário de bebidas caíram”, disse um residente de Hualien ao canal local SET TV.
Em algumas cidades, como a costa leste de Taiwan, houve o colapso de edifícios, aumentando a preocupação com a possibilidade de haver mais vítimas sob os escombros.
O Centro Geológico dos Estados Unidos (USGS) registrou a magnitude do terremoto em 7,4, enquanto a Agência Meteorológica de Taiwan calculou 7,2 e a Agência Meteorológica do Japão anunciou 7,5. O epicentro foi localizado a 18 quilômetros ao sul de Hualien, com uma profundidade de 34,8 km.
O impacto do terremoto foi sentido em toda a ilha e até mesmo em regiões distantes, como a província de Fujian, na China continental, e a cidade semiautônoma de Hong Kong. Além disso, o tremor desencadeou alertas de tsunami em Taiwan, no sudoeste do Japão e em várias províncias das Filipinas, que foram suspensos após algumas horas.
A presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, determinou a coordenação entre as agências locais e centrais para lidar com a situação e anunciou o apoio do Exército nos trabalhos de resgate e ajuda.
As rigorosas normas de construção e a conscientização sobre desastres naturais em Taiwan parecem ter evitado uma catástrofe ainda maior.