“Tribunal da Democracia é exemplo para o país”: Ministro Mendonça elogia competência e firmeza de Moraes

André Mendonça foi eleito para substituir Alexandre de Moraes no TSE, assumindo um mandato efetivo de dois anos.

“Tribunal da Democracia é exemplo para o país”: Ministro Mendonça elogia competência e firmeza de Moraes

Divulgação

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Nesta quinta-feira, 16, o ministro André Mendonça foi eleito para ocupar uma das cadeiras do Supremo Tribunal Federal (STF) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Mendonça substituirá Alexandre de Moraes, que deixa o TSE no dia 3 de junho. A eleição de Mendonça foi conduzida pelos próprios ministros do STF, seguindo o critério de antiguidade, que tradicionalmente orienta o rodízio das vagas.

André Mendonça, que já atuava como ministro substituto no TSE, agora assume um mandato efetivo de dois anos. Após a votação, ele elogiou a gestão de Moraes no TSE, destacando a firmeza do colega diante das "turbulências" e "questionamentos" que marcaram sua liderança. "Meu registro da gestão exitosa de Vossa Excelência à frente do Tribunal Superior Eleitoral, conduzindo o tribunal em tempos onde houve, por vezes, algumas turbulências, vamos dizer assim, alguns questionamentos, e Vossa Excelência com muita firmeza o fez à frente do TSE”, disse Mendonça, ressaltando o respeito e consideração que mantém por Moraes.

Alexandre de Moraes assumiu a presidência do TSE em 2022 e foi responsável por organizar as eleições, enfrentando ataques de aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que questionaram as urnas eletrônicas. Com a saída de Moraes, a ministra Cármen Lúcia assumirá a presidência do TSE a partir de junho.

Mendonça também agradeceu os votos recebidos e prometeu atuar com "absoluta imparcialidade" e respeito ao tribunal, à legislação e à Constituição. Sua eleição é simbólica e representa uma continuidade no TSE, mas traz à tona discussões sobre a estabilidade e confiança nas instituições eleitorais do país.