O comparecimento às urnas nas Eleições 2026 será utilizado como prova de vida automática pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Com isso, aposentados e pensionistas que votarem poderão cumprir a exigência sem precisar se deslocar a um banco ou a uma agência para realizar o procedimento. A informação foi confirmada pelo instituto e pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A atualização ocorre por meio do cruzamento de informações da Justiça Eleitoral com os sistemas da Previdência Social. O registro de comparecimento à votação permite ao INSS verificar que o beneficiário está vivo e contabilizar essa informação como comprovação.
A prova de vida continua sendo um procedimento anual. Portanto, votar não representa uma dispensa definitiva da exigência: o comparecimento serve para realizar a verificação automaticamente. Segundo o INSS, o processo abrange cerca de 40 milhões de beneficiários ativos, entre aposentados, pensionistas e pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Quem não comparecer à votação não terá o benefício bloqueado por esse motivo. Nesses casos, o instituto continuará consultando outras bases de dados do governo, por meio do sistema SIRIS, em busca de registros como emissão de documentos, movimentações e atendimentos. O beneficiário só será convocado a regularizar a situação quando não houver informações que comprovem que está vivo.
A votação está entre os critérios previstos na Portaria INSS nº 1.408, de 2022. Já o acesso aos dados da Justiça Eleitoral é regulamentado pela Resolução TSE nº 23.656/2021, que estabelece condições para a consulta por órgãos públicos, incluindo o respeito à finalidade do serviço e às regras de proteção de dados pessoais.
Entre as outras formas de atualização informadas pelo INSS estão o comparecimento a uma perícia médica do instituto, a ida à agência bancária responsável pelo pagamento, a atualização do Cadastro Único e a realização do procedimento pelo aplicativo Meu INSS, na opção “Prova de Vida”.
Para consultar a situação, o beneficiário pode acessar o serviço “Prova de Vida” no Meu INSS, onde aparece a data da última comprovação quando o cadastro está regularizado. A verificação também está disponível pela Central 135, de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.
© Jornal Razão. Reprodução permitida com crédito e link para a matéria original: jornalrazao.com/geral/voto-nas-eleicoes-2026-vale-como-prova-de-vida-automatica-do-inss















