Logo Jornal Razão
Publicidade

Inmet coloca Oeste e Norte de SC em alerta para tempestade com granizo e vento de 60 km/h nesta quarta

Aviso amarelo vale das 0h às 23h59 desta quarta-feira (26) e prevê chuva de até 50 mm, rajadas de 40 a 60 km/h e queda de granizo; Defesa Civil aponta risco de alagamento e destelhamento também no Litoral catarinense.

Inmet coloca Oeste e Norte de SC em alerta para tempestade com granizo e vento de 60 km/h nesta quarta
Foto: Reprodução
Publicidade

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) colocou o Oeste e o Norte de Santa Catarina sob alerta amarelo de perigo potencial para tempestades nesta quarta-feira (26). O aviso começa à 0h e permanece válido até as 23h59, com previsão de chuva, trovoadas, rajadas de vento e queda de granizo.

Segundo o Inmet, são esperados volumes de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a 50 milímetros ao longo do dia. As rajadas de vento devem variar entre 40 e 60 km/h. O instituto aponta risco baixo de cortes de energia elétrica, alagamentos, queda de galhos e árvores e danos em plantações.

Publicidade

Quais cidades estão no alerta

Entre os municípios do Oeste incluídos na área de atenção estão Chapecó, Xanxerê, Xaxim, Abelardo Luz, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste, Maravilha, Pinhalzinho, Quilombo, Coronel Freitas, Itapiranga, Palmitos, São Domingos, Mondaí, Cunha Porã, Guaraciaba e Dionísio Cerqueira, entre outros. O mesmo aviso alcança áreas do Norte catarinense e ainda se estende a outros cinco estados: Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

O alerta amarelo é o nível mais baixo da escala de risco do Inmet e indica perigo potencial. Não significa que o temporal vai atingir todos os municípios listados, mas exige atenção da população à possibilidade de fenômenos meteorológicos adversos ao longo do dia.

A mudança no tempo está associada à passagem de um cavado, área alongada de baixa pressão em níveis médios e altos da atmosfera. Esse sistema favorece a formação de áreas de instabilidade e a ocorrência de chuva e trovoadas, e é o mesmo mecanismo que joga a nebulosidade sobre o centro-norte e o Oeste catarinense.

Litoral tem risco de alagamento e destelhamento

A Defesa Civil de Santa Catarina projeta cenário parecido no boletim desta terça-feira (25). Segundo o órgão, a quarta-feira já começa com condições para chuva e temporais isolados no Grande Oeste e nas áreas de divisa com o Paraná. No Litoral e nas regiões próximas, a circulação marítima favorece chuva ocasional, que ganha força a partir da tarde e vem acompanhada de temporais isolados.

Publicidade

Para essas áreas, a Defesa Civil aponta risco baixo a pontualmente moderado para ocorrências de alagamento e destelhamento. O mar volta a ficar agitado no Litoral Sul e na Grande Florianópolis, com ondas de sul e sudeste entre 2,0 e 2,5 metros e picos maiores em alto-mar, o que coloca a navegação e a pesca em risco moderado.

As temperaturas mínimas desta quarta devem variar entre 14 e 20 graus no Litoral e no Grande Oeste, e entre 6 e 11 graus nos planaltos e no Meio-Oeste. À tarde, as máximas ficam entre 19 e 24 graus na maior parte do estado, não passam de 20 graus nos planaltos e chegam perto dos 30 graus no Oeste e no Litoral Sul.

O contraste com o início da semana é grande. Na segunda-feira (24), Santa Catarina amanheceu com tempo firme, temperaturas negativas nos pontos mais altos da Serra e máximas que não passaram dos 20 graus. Desde então, a tendência é de elevação gradual dos termômetros, com o frio perdendo força enquanto a instabilidade avança.

Frente fria chega e fecha o tempo no fim de semana

Na quinta-feira (27), a Defesa Civil prevê chuva isolada de Florianópolis para o norte pela manhã, que deve cessar ao longo do período. À tarde, o calor volta com máximas superando os 30 graus por causa da condição pré-frontal, o dia que antecede a chegada de uma frente fria.

Publicidade

A frente fria avança pelo Rio Grande do Sul na sexta-feira (28) e se aproxima de Santa Catarina, favorecendo temporais isolados, principalmente na divisa com o estado gaúcho. No sábado (29), o sistema permanece parado sobre a divisa e mantém o tempo instável, com condições para chuva e temporais nessas áreas.

O fim de semana marca a virada mais significativa. A Defesa Civil trabalha com a atuação de uma frente fria semiestacionária, sistema que avança lentamente e pode ficar sobre a mesma região por dias, favorecendo chuva persistente e volumes elevados entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O tempo fechado pode se manter em parte do estado até pelo menos a terça-feira (1º).

Os maiores acumulados, por enquanto, são esperados nas áreas próximas à divisa com o Rio Grande do Sul. A Grande Florianópolis, o Vale do Itajaí e o Litoral Norte não aparecem entre as regiões com os maiores volumes previstos, mas pequenos deslocamentos na posição da frente fria podem alterar a distribuição da chuva e resultar em números mais expressivos também nessas regiões.

O que fazer durante a tempestade

Durante as rajadas de vento, o Inmet orienta que a população não se abrigue debaixo de árvores, pelo risco de queda e de descargas elétricas, e evite estacionar veículos perto de torres de transmissão e placas de propaganda. O instituto também recomenda não utilizar aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante as tempestades.

A Defesa Civil reforça que o acompanhamento das atualizações dos avisos meteorológicos será decisivo nos próximos dias, já que o cenário para o fim de semana ainda pode mudar. Em caso de emergência, a orientação é acionar a Defesa Civil pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros Militar pelo 193.

Publicidade
Publicidade
Grupo de WhatsApp · Tempo real

Santa Catarina no seu WhatsApp

Entre no grupo oficial do Jornal Razão. As principais manchetes do dia, direto no seu aparelho. Sem spam.

Entrar no grupo
+48 mil catarinenses já acompanham