Chuvas de até 100 mm chegam ao Litoral catarinense
A partir da madrugada de segunda-feira (27), espera-se um significativo aumento nas chuvas no litoral de Santa Catarina e regiões vizinhas, devido à ação combinada de uma circulação marítima intensa e a formação de um ciclone extratropical próximo à costa do Sul do Brasil.
Por Equipe Jornal Razão·26 mai 2024·4 min de leitura·Atualizado há 1 ano
Foto: Reprodução
Publicidade
A partir da madrugada de segunda-feira (27), espera-se um significativo aumento nas chuvas no litoral de Santa Catarina e regiões vizinhas, devido à ação combinada de uma circulação marítima intensa e a formação de um ciclone extratropical próximo à costa do Sul do Brasil. Este fenômeno meteorológico promete trazer um volume considerável de precipitações, com maior intensidade prevista para ocorrer entre a manhã e a tarde.
Os acumulados de chuva devem variar, sendo que nas áreas marcadas em laranja no mapa meteorológico, os volumes podem variar entre 60 e 80 mm, com possibilidade de alcançar ou mesmo ultrapassar os 100 mm. Nas áreas demarcadas em amarelo, as previsões indicam que os volumes ficarão entre 40 e 70 mm.
Publicidade
Diante dessa previsão, o risco de alagamentos e deslizamentos de terra é considerado moderado nas áreas amarelas e alto nas áreas laranja. Autoridades locais e a Defesa Civil já estão mobilizadas e monitorando as condições meteorológicas, emitindo alertas para os moradores dessas áreas.