Logo Jornal Razão
Publicidade

Ciclone extratropical muda o tempo em SC e pode trazer ventos acima de 70 km/h

Previsão indica mudança no tempo em Santa Catarina a partir de terça (19) devido à suposta formação de um ciclone extratropical, com chuva, ventos fortes e risco de temporais.

Ciclone extratropical muda o tempo em SC e pode trazer ventos acima de 70 km/h
Foto: Reprodução
Publicidade

Nesta segunda-feira (18) o tempo segue firme em praticamente todas as regiões de Santa Catarina. O sol aparece e não há previsão de chuva ao longo do dia.

A situação, no entanto, muda a partir desta terça-feira (19). Segundo os meteorologistas, a suposta formação de um ciclone extratropical entre o sul do Rio Grande do Sul e o Uruguai deve provocar três efeitos diferentes no estado.

Publicidade

O primeiro impacto será o aumento dos ventos e da umidade vinda do oceano. Isso deve gerar chuva persistente entre a Grande Florianópolis, Baixo e Médio Vale do Itajaí e Litoral Norte. A condição é mais intensa entre terça (19) e quarta-feira (20), com risco baixo a moderado de alagamentos.

Nas demais regiões, o principal problema estará nas rajadas de vento. Na terça (19), os ventos sopram de norte a partir da metade da manhã. Já na quarta (20), mudam para oeste. As rajadas podem passar dos 70 km/h, especialmente nas áreas mais altas. Há risco moderado de destelhamentos, queda de galhos e árvores e danos na rede elétrica.

Também existe risco de temporais nas regiões oeste do estado, principalmente a partir da madrugada de quarta-feira (20). No mesmo período, o mar fica mais agitado no Litoral Sul, com ondas entre 2,5 e 3 metros e possível recuo da maré — condição que oferece risco moderado para navegação e pesca.

A quinta-feira (21) começa mais tranquila, com sol e tempo firme em todas as regiões. As temperaturas devem subir rápido. Porém, durante a tarde, o calor somado à umidade advinda da região amazônica volta a favorecer o aparecimento de pancadas de chuva e temporais isolados no oeste.

Publicidade

Na sexta-feira (22), a chegada de uma nova frente fria, supostamente em formação no Rio Grande do Sul, deve novamente provocar instabilidade, com previsão de chuva e temporais em várias áreas do estado.

Receba as notícias no WhatsAppEntrar
Publicidade
Publicidade
Grupo de WhatsApp · Tempo real

Santa Catarina no seu WhatsApp

Entre no grupo oficial do Jornal Razão. As principais manchetes do dia, direto no seu aparelho. Sem spam.

Entrar no grupo
+48 mil catarinenses já acompanham