Um vendaval arrancou o telhado inteiro de uma casa e deixou um rastro de destruição em Abdon Batista, na região de Campos Novos. As imagens dos estragos foram divulgadas pela prefeitura neste domingo (4), acompanhadas de um desabafo: “Infelizmente dessa não escapamos”.
O vídeo, gravado com drone e também do chão, mostra uma casa de madeira sem a cobertura, com os cômodos à vista. A estrutura do telhado foi parar no meio do pasto, e telhas e madeiras ficaram espalhadas pelo terreno. Em outra moradia, uma parede veio abaixo e deixou os móveis expostos.
As imagens registram ainda galpões destelhados, um deles com parte da cobertura desabada, e árvores arrancadas pela raiz em propriedades rurais do município.
Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, seis moradias foram afetadas pelo vendaval em Abdon Batista. Não há registro de pessoas desabrigadas ou desalojadas. Os danos seguem em levantamento pelas equipes municipais, com acompanhamento do órgão estadual.

O município é um dos 29 que registraram estragos com os temporais que atingem Santa Catarina desde a noite de sábado (3). O balanço divulgado pela Defesa Civil ao meio-dia deste domingo aponta 91 residências afetadas em oito regionais do estado, principalmente por vendavais e rajadas fortes de vento.
Chapecó teve 32 casas atingidas, e Xanxerê, mais de 20 residências destelhadas. Em Vargeão, cerca de oito moradias sofreram danos, e em Cunha Porã uma casa foi destruída e outras ficaram sem telhado. Ainda em Chapecó, mais de 35 mil unidades consumidoras ficaram sem energia na madrugada, a poucas horas do início da votação do primeiro turno das eleições.

Os temporais são provocados por uma frente fria que avança pelo Sul do país. Segundo a Epagri/Ciram, as instabilidades perdem força no decorrer da tarde deste domingo. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém alerta vermelho para o Oeste catarinense até o fim do dia, com previsão de chuva intensa, ventos acima de 100 km/h e queda de granizo.
© Jornal Razão. Reprodução permitida com crédito e link para a matéria original: jornalrazao.com/meio-ambiente/vendaval-arranca-telhado-casa-rastro-destruicao-abdon-batista















