Alargamento da faixa de areia da Meia Praia, em Itapema, está em fase de licenciamento ambiental

Plano também prevê nova avenida, ciclovias e requalificação da orla

Alargamento da faixa de areia da Meia Praia, em Itapema, está em fase de licenciamento ambiental

Imagem ilustrativa

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

A obra de alargamento da faixa de areia da Meia Praia, em Itapema, está em fase de licenciamento ambiental. Este é apenas um componente do projeto “Operação Urbana Consorciada Meia Praia”, apresentado pela Prefeitura de Itapema, que visa transformar a orla com uma revitalização completa e a construção de uma nova avenida à beira-mar.

A nova faixa de rolamento, que será aberta entre as ruas 165 e 321, promete trazer diversos benefícios para a região. A nova avenida não só conectará a Meia Praia ao Centro, mas também pretende melhorar expressivamente a mobilidade urbana, aliviando o tráfego nas ruas principais como a Nereu Ramos e a 2ª Avenida. 

As aproximadamente 50 ruas transversais, que atualmente não ajudam a descongestionar o trânsito, passarão a servir como acessos de veículos à orla, distribuindo melhor o fluxo de tráfego.

O projeto inclui um sistema integrado de mobilidade e transporte, com ciclovias ao longo de toda a orla, estacionamentos e vias amigáveis para pedestres. Essas melhorias tem como objetivo facilitar a mobilidade na área central de Itapema. 

Além disso, a requalificação da praia prevê a ampliação e fortalecimento do setor de bares, restaurantes, comércio e serviços à beira-mar, atraindo mais investimentos e valorizando os empreendimentos imobiliários na região.

A revitalização da orla da Meia Praia também contempla novos equipamentos para promover a inclusão, oferecendo opções de lazer, espaços para atividades físicas, áreas de contemplação, esportes, cultura e sociabilidade, além de nova iluminação e acessibilidade. O objetivo é aprimorar a experiência de moradores e visitantes, consolidando Itapema como um destino turístico inovador e inclusivo.

O projeto “Operação Urbana Consorciada Meia Praia” abrange uma série de intervenções para a requalificação urbana da área. As principais metas são a ampliação da mobilidade urbana, a universalização do acesso à praia, o aumento do espaço de uso comum (faixa de areia), a disponibilização de mais vagas de estacionamento na área do entorno do Píer de Itapema, a melhoria do sistema de drenagem urbana e a qualificação imobiliária dos bairros Meia Praia e Morretes.

As ações previstas incluem a ampliação da faixa de areia da Meia Praia e Morretes, a abertura de uma avenida na beira-mar, a requalificação de passeios públicos, travessias de pedestres e ciclovias, e a criação de um setor turístico especial para fomentar a disponibilidade de vagas de estacionamento. O projeto também abrange a melhoria do sistema de drenagem urbana, com a implantação de estações elevatórias para a inclusão das galerias de drenagem pluvial na rede coletora de esgoto.

O programa passou por consulta pública e está disponível no site da Prefeitura. As obras serão financiadas por meio de outorgas onerosas.