Alerta de temporais: SC terá volume de um mês de chuvas em três dias

Ronaldo Coutinho, engenheiro agrônomo, aponta que o estado está prestes a entrar em uma fase crítica de precipitações

Alerta de temporais: SC terá volume de um mês de chuvas em três dias

Divulgação / Conexão GeoClima

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

De acordo com o engenheiro agrônomo Ronaldo Coutinho, Santa Catarina enfrentará um período de precipitações intensas entre os dias 26 e 28 de outubro. O especialista destaca que esse intervalo, especialmente de sexta a sábado, deverá registrar um volume de chuva equivalente ao esperado para um mês inteiro no estado.

Coutinho esclarece que, embora haja previsão de chuvas isoladas de segunda a quarta-feira, a intensidade das precipitações aumentará a partir de quinta-feira. Os eventos climáticos não devem incluir granizo e ventos fortes, mas temporais são uma possibilidade real.

Em um vídeo veiculado nas redes sociais, o engenheiro agrônomo salienta que a maioria das áreas de Santa Catarina está sujeita a temporais, incluindo todo o Oeste, a Serra, a Grande Florianópolis e grande parte do Vale do Itajaí e do Planalto Norte. As regiões de Joinville, São Bento, Campo Alegre, Jaraguá, Schroeder, São Francisco, Garuva e Itapoá deverão ser menos afetadas.

A Conexão Geo Clima, uma organização especializada em clima, corrobora que essas chuvas são resultado de uma onda de calor que atingiu Santa Catarina no último final de semana (22 e 23 de outubro). O fenômeno também deverá impactar a região Centro-Norte do Rio Grande do Sul.