Alerta em Itajaí: Defesa Civil monitora picos de maré e elevação dos rios

Embora os rios tenham registrado altos níveis durante a madrugada, com redução ao longo da manhã, a Defesa Civil identificou um novo aumento

Alerta em Itajaí: Defesa Civil monitora picos de maré e elevação dos rios

Divulgação / Marcos Porto

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

A Defesa Civil da cidade de Itajaí emitiu um alerta neste sábado (14) referente aos picos de maré previstos para a tarde e madrugada, às 14h16 e 2h10 respectivamente, que podem levar os rios à situação de emergência mais uma vez.

Embora os rios tenham registrado altos níveis durante a madrugada, com redução ao longo da manhã, a Defesa Civil identificou um novo aumento. O órgão esclarece que esse fenômeno é resultado das águas provenientes de cidades vizinhas, como Blumenau, localizada no Vale do Itajaí.

Em virtude da situação, a cidade permanece em estado de emergência. Segundo a Defesa Civil local, áreas de baixa altitude e regiões ribeirinhas ainda apresentam alagamentos pontuais. O Sistema de Comando de Operações (SCO), alojado no Centreventos de Itajaí, registrou na sexta-feira (13) um total de 260 ocorrências e alagamentos em 149 vias da cidade, contabilizando até o momento mais de 600 atendimentos.

Ainda que a previsão aponte para a normalização dos níveis dos rios e melhorias climáticas, as autoridades reforçam a necessidade de cautela durante os picos de maré e possíveis deslizamentos de encostas.

Para o fim de semana, modelos da Defesa Civil indicam a ausência de riscos para temporais na região do Vale do Itajaí, embora chuvas isoladas de baixo volume ainda possam ocorrer. Novas áreas de instabilidade devem se formar entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina na segunda-feira (16).

Em situações de urgência, a Defesa Civil pode ser acionada pelos telefones 199 e 193. Mantenha-se informado e siga as orientações das autoridades.