ALERTA: Santa Catarina se prepara para semana de temporais intensos

Em algumas regiões os acumulados de chuva podem superar os 100 mm

ALERTA: Santa Catarina se prepara para semana de temporais intensos

Divulgação / Conexão GeoClima

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

A Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, em parceria com a Epagri/Ciram, divulgou uma Nota Meteorológica apontando para uma semana de instabilidade climática intensa. O cenário previsto é de temporais e chuvas volumosas, com riscos significativos para a população.

Nas próximas horas, entre a tarde de terça-feira (03) e a madrugada de quarta-feira (04), o estado enfrentará alto risco de ocorrências graves associadas a temporais e chuva intensa. Entre os perigos estão destelhamentos, problemas na rede elétrica, alagamentos, e queda de galhos e árvores.

AGORA: Receba notícias pelo WhatsApp gratuitamente! Clique aqui para entrar em nossa comunidade, salve o contato do administrador e fique sempre bem informado!

A partir da quarta-feira, os riscos de vendavais e granizo diminuem, mas as chuvas permanecem persistentes e volumosas. Em algumas regiões, como o Grande Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul, Grande Florianópolis e Vale do Itajaí, os acumulados podem superar os 100 mm. Nessas áreas, o risco para alagamentos, deslizamentos e enxurradas é elevado.

A previsão para o final de semana, entre sexta-feira (06) e domingo (08), também não é otimista. As instabilidades climáticas retomam força especialmente entre o centro e o litoral do estado. Além dos alagamentos e deslizamentos, as condições indicam potencial para enxurradas e inundações graduais.

Caso seja necessário, as barragens do Alto Vale do Itajaí serão operadas para mitigar inundações na região. Além disso, a influência do fenômeno El Niño neste ano favorece a ocorrência de chuvas mais frequentes e intensas, segundo previsão climática conjunta de várias instituições.

É crucial que a população acompanhe diariamente as previsões e alertas emitidos pelas autoridades.