Chuva violenta derruba casa e deixa cidade sem energia elétrica em SC

A chuva causou alagamentos e prejuízos significativos na região, pela queda de granizo que danificou propriedades e afetou diversas comunidades

Chuva violenta derruba casa e deixa cidade sem energia elétrica em SC

Divulgação / Redes sociais

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Na madrugada deste sábado (12), o estado de Santa Catarina enfrentou uma catástrofe climática que deixou cidades e comunidades em estado de emergência. Chuvas torrenciais e granizo do tamanho de ovos devastaram partes da região Oeste, causando danos significativos e afetando milhares de pessoas.

Em Maravilha, as chuvas intensas resultaram na destruição de uma casa e o desabamento de um muro sobre a residência alagada. A proprietária, que estava sozinha no momento, foi forçada a pular pela janela para escapar. Embora não tenha sofrido ferimentos, ela perdeu todos os móveis e teve parte da casa destruída. A Defesa Civil de Maravilha registrou uma precipitação de 104 mm nas últimas 48 horas, metade do volume esperado para o mês inteiro na região.

Imagens dramáticas mostram o estado da casa após o alagamento e o desmoronamento. A marca na parede revela que a água chegou a subir ao menos um metro dentro da residência. O incidente ocorreu por volta das 5h da manhã, e a mulher afetada se abrigou na casa de uma amiga.

Em Irani, a situação também foi crítica. A cidade inteira ficou sem energia elétrica após a chuva torrencial. Segundo a Celesc, todas as 4.294 unidades do município ficaram sem energia até as 14h deste sábado.

A região Oeste sofreu ainda com uma chuva de granizo de proporções assustadoras. Os granizos, comparados ao tamanho de ovos, causaram prejuízos em pelo menos 13 municípios, incluindo Caxambu do Sul, Guatambu, Chapecó, Águas de Chapecó, São Bernardino, São Lourenço do Oeste, Xaxim, Entre Rios, Pinhalzinho, Coronel Freitas, Serra Alta, Santa Helena e Descanso.

A Defesa Civil do Estado está em alerta máximo e trabalhando incansavelmente para avaliar os danos e auxiliar as comunidades afetadas.