Chuvas e temporais voltam a castigar Santa Catarina na próxima semana

As autoridades e a Defesa Civil estão em alerta máximo e reforçam a importância da população seguir todas as orientações

Chuvas e temporais voltam a castigar Santa Catarina na próxima semana

Divulgação

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Santa Catarina vive um mês de outubro atípico, com três eventos de chuvas extremas registrados nos primeiros 13 dias. O cenário é agravado pela proximidade desses episódios, ocorrendo em intervalos curtos de dois a três dias sem chuvas significativas.

A tendência, segundo previsões meteorológicas, é de que as chuvas e temporais intensos retornem ao estado nos próximos dias, aumentando ainda mais os riscos de deslizamentos, inundações, alagamentos, enxurradas, vendavais e granizo.

O curto período de intervalo entre os eventos de chuva extrema dificulta a drenagem adequada do solo e a diminuição dos níveis dos rios, tornando o cenário ainda mais preocupante para as áreas já afetadas. O estado está em alerta, especialmente nas regiões que vão do Extremo Oeste ao Litoral Norte.

As previsões indicam que as chuvas retornam de forma isolada no domingo (15), intensificando-se entre segunda (16) e terça-feira (17). A causa apontada é o fluxo de calor e umidade proveniente da região amazônica, exacerbado por sistemas de baixa pressão e pela passagem de uma frente fria pelo Sul do Brasil.

Entre segunda e terça-feira, os volumes médios acumulados de chuva devem variar entre 60 e 90 mm nas áreas do Extremo Oeste ao Alto Vale do Itajaí. Nas demais regiões do estado, os volumes previstos são de 45 a 60 mm, com picos pontuais mais altos. Dada a saturação do solo e os níveis já elevados dos rios, o risco para desastres naturais aumenta consideravelmente.

As autoridades e a Defesa Civil estão em alerta máximo e reforçam a importância da população seguir todas as orientações e procedimentos de segurança, principalmente em áreas de risco.