Ciclone extratropical derruba figueira centenária em Gaspar

A queda da árvore aconteceu na manhã desta quinta-feira (13), quando rajadas de vento atingiram a cidade

Ciclone extratropical derruba figueira centenária em Gaspar

Divulgação

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

O ciclone extratropical que passa por Santa Catarina mostrou sua força em Gaspar, no Vale do Itajaí, arrancando uma figueira de 89 anos pela raiz. A queda da árvore aconteceu na manhã desta quinta-feira (13), quando rajadas de vento atingiram velocidades entre 40 e 70km/h na cidade.

A figueira, um marco histórico plantado durante a emancipação político-administrativa do município em 18 de março de 1934, estava localizada na praça em frente à Prefeitura de Gaspar, na rua Coronel Aristiliano Ramos, no centro da cidade.

AGORA: Receba notícias pelo WhatsApp gratuitamente! Clique aqui para entrar em nossa comunidade, salve o contato do administrador e fique sempre bem informado!

Felizmente, a queda da árvore não resultou em ferimentos nem danos significativos e não interrompeu o tráfego público. As equipes de Defesa Civil, Secretaria de Obras e Corpo de Bombeiros, que foram prontamente acionadas, isolaram a área e direcionaram seus esforços para outras ocorrências que exigiam atenção imediata.

A Superintendência de Meio Ambiente da Prefeitura de Gaspar já começou a trabalhar na elaboração de um laudo e na identificação de material genético para o plantio de uma nova árvore. Técnicos especializados estão cuidando desse processo com o objetivo de preservar a história e a importância ambiental da figueira centenária.

Em 2019, a prefeitura havia realizado um tratamento especial de revitalização da figueira, que incluiu descompactação do solo, adubação e renovação do paisagismo da praça.

O prefeito de Gaspar, Kleber Wan-Dall, lamentou a perda da árvore e pediu à população que preste atenção às informações da Defesa Civil e se mantenha em segurança devido aos fortes ventos. "A queda da figueira é muito triste. Graças a Deus não tivemos feridos", disse.