Cidades catarinenses registram sensação térmica acima dos 50ºC

Uma mudança no tempo é esperada devido à aproximação de uma frente fria vinda do Rio Grande do Sul

Cidades catarinenses registram sensação térmica acima dos 50ºC

Divulgação

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Nesta quarta-feira (20), Criciúma, cidade localizada no Sul de Santa Catarina, enfrentou uma onda de calor intensa, com a sensação térmica atingindo um recorde assustador de 52°C, um marco inédito para o município neste ano. Outras localidades da região, como Meleiro, Nova Veneza e Urussanga, também sentiram o calor intenso, com sensações térmicas próximas dos 50°C, assim como Itapiranga, situada no Oeste do Estado.

Segundo climatologistas, a umidade relativa do ar, em torno de 67%, combinada com uma temperatura máxima de 36°C, contribuiu para o desconforto térmico atingir níveis extremos.

Estações meteorológicas em Meleiro, Nova Veneza e Urussanga apresentaram condições semelhantes, pois estão todas na mesma região climática. No entanto, no Farol de Santa Marta, em Laguna, conhecido como uma espécie de 'geladeira', a temperatura alcançou apenas 27°C.

Os registros das maiores temperaturas no Estado nesta quarta-feira, conforme informações da Defesa Civil, foram:

Urussanga: 35.9°C

Nova Veneza: 35.9°C

Itapiranga: 35.9°C

Meleiro: 35.8°C

Gravatal: 35.0°C

Previsão de Mudança no Tempo

Para a quinta-feira (21), embora o calor ainda deva persistir, com máximas podendo chegar a 35°C no Sul do Estado, uma mudança no tempo é esperada devido à aproximação de uma frente fria vinda do Rio Grande do Sul. Alerta-se para a possibilidade de rajadas de vento fortes e chuvas volumosas ao longo do dia.