Defesa Civil alerta para chuvas frequentes e intensas em SC nos próximos meses

De acordo com a climatologia, essas mudanças resultarão em precipitação mais frequente e intensa em todo o estado

Defesa Civil alerta para chuvas frequentes e intensas em SC nos próximos meses

Divulgação / Redes sociais

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

À medida que o final do inverno cede lugar à primavera no Hemisfério Sul, mudanças significativas no padrão climático de Santa Catarina são esperadas para os meses de agosto, setembro e outubro. De acordo com a climatologia, essas mudanças resultarão em precipitação mais frequente e intensa em todo o estado.

Durante o inverno, as chuvas ocorrem principalmente devido às frentes frias e sistemas de baixa pressão. Contudo, com a chegada da primavera, a chuva também será influenciada pela combinação de calor e umidade, que leva à formação de Sistemas Convectivos de Mesoescala. Em termos práticos, isso significa um aumento gradativo da precipitação média, que em agosto é de cerca de 100 mm, para 200 mm no Oeste e 150 mm no Planalto Sul e Vale do Itajaí em setembro, chegando a mais de 200 mm em outubro na região Oeste.

AGORA: Receba notícias pelo WhatsApp gratuitamente! Clique aqui para entrar em nossa comunidade, salve o contato do administrador e fique sempre bem informado!

A previsão também indica a ocorrência de um evento El Niño – Oscilação Sul nos próximos meses, com intensidade variando de moderada a forte. O fenômeno deve atingir o pico entre outubro, novembro e dezembro, contribuindo para chuvas mais frequentes e intensas, mantendo a precipitação dentro ou acima da média climatológica durante este período.

Quanto às temperaturas, espera-se que oscilem entre a média climatológica e valores superiores, com breves episódios de frio no final do inverno intercalados com períodos mais longos de calor.

Este cenário de maior frequência de chuvas demanda uma atenção especial às áreas suscetíveis a deslizamentos de terra, assim como a manutenção dos leitos dos rios. Calhas e tubulações de escoamento pluvial também precisam de cuidados para evitar problemas durante as chuvas intensas. É esperado que os temporais se tornem mais comuns com a entrada da primavera, e possivelmente mais intensos e frequentes devido à atuação do El Niño.

No entanto, a notícia positiva é que, com a previsão de chuvas mais frequentes, a condição de estiagem no interior do estado tende a diminuir, amenizando os impactos do período seco anterior.