Defesa Civil emite alerta para frente fria e temporais severos em SC

Frente fria influenciará as condições climáticas em Santa Catarina segunda especialistas

Defesa Civil emite alerta para frente fria e temporais severos em SC

Divulgação / Redes sociais

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Entre a noite de sexta-feira (1) e o decorrer do sábado (2), Santa Catarina se prepara para um cenário de instabilidades climáticas significativas.

Especialistas em meteorologia apontam para a confluência de vários fatores que intensificam o risco de temporais severos no estado. O sistema de baixa pressão aprofundado, o fluxo de calor e umidade vindo da Amazônia, além da passagem de uma frente fria, criam o palco para eventos climáticos extremos.

AGORA: Receba notícias pelo WhatsApp gratuitamente! Clique aqui para entrar em nossa comunidade, salve o contato do administrador e fique sempre bem informado!

A frente de instabilidades começa a atuar inicialmente no Grande Oeste na noite de sexta-feira (1), espalhando-se rapidamente para as demais regiões catarinenses no decorrer do sábado (2).

Existe uma alta probabilidade de tempestades severas, especialmente no Grande Oeste, entre a noite da sexta-feira e a manhã do sábado.

O quadro aponta para múltiplas possibilidades de impacto, que podem incluir descargas elétricas, queda eventual de granizo, vendavais e chuvas intensas.

Em relação aos riscos associados, as áreas marcadas em laranja no mapa meteorológico indicam alto risco para ocorrências como destelhamentos, quedas de árvores, danos na rede elétrica, alagamentos, enxurradas e deslizamentos. As áreas em amarelo sinalizam risco moderado, enquanto as zonas em verde apresentam risco baixo para tais eventos.