EXCLUSIVO: Terreno gigante se tornará smart city "Nova Tijucas"

Dois grandes empreendimentos prometem revolucionar o município de Tijucas. Cidade registrou crescimento recorde e saltou de 39 para quase 50 mil moradores em 1 ano. Agora, com o empreendimento "Nova Tijucas", além de outros já em andamento, próximos anos serão marcados por muito desenvolvimento

EXCLUSIVO: Terreno gigante se tornará smart city "Nova Tijucas"

Lorran Barentin / Jornal Razão

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

As empresas Embralot e ABC Empreendimentos planejam construir uma cidade inteligente às margens da BR-101, em Tijucas, Santa Catarina. 

O projeto será executado no Morretes e inclui um bairro planejado com empresas, indústrias, moradias e áreas de lazer em um terreno gigantesco de 3,5 milhões de metros quadrados.

De acordo com o relatório de impacto ambiental divulgado pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA-SC), 321,8 mil metros quadrados do terreno são áreas de preservação ambiental, enquanto o restante é loteável.

A Embralot afirma que o projeto irá impulsionar Tijucas, oferecendo novas áreas para indústrias e gerando emprego e renda para a região.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Jean do Nico, ressalta a importância de o município estar preparado para novos investimentos como este. "Estamos acompanhando os empresários da Embralot desde os primeiros momentos em que eles demonstraram interesse em investir em Tijucas e desde então trabalhamos para dar todo suporte necessário enquanto administração pública para que o negócio se concretizasse. Agora é continuar dando este suporte na expectativa de que este novo loteamento represente um novo momento para nossa cidade", disse.

O prefeito Eloi Mariano Rocha também avaliou positivamente o projeto e colocou o município mais uma vez à disposição para continuar o processo de implantação do novo loteamento.

"Ficamos felizes por ver um empreendimento deste porte se concretizando em nosso município. Será, com certeza, um grande impulso para a cidade, tendo em vista a criação de áreas projetadas para instalação de novas indústrias e comércios, o que vai resultar na geração de mais oportunidade de emprego e renda para nossa comunidade. E agregado a tudo isso, ainda teremos novos espaços residenciais em uma área até então pouco explorada. Desejamos sucesso aos empreendedores", finalizou o prefeito.

Uma cidade inteligente, ou "smart city", é uma cidade que usa tecnologias avançadas para melhorar a qualidade de vida da população, tornar a cidade mais eficiente, aumentar a segurança, proteger o meio ambiente e promover o desenvolvimento econômico.

Isso é alcançado através do uso de tecnologias digitais, como IoT, inteligência artificial, análise de dados e soluções de nuvem para gerenciar os recursos da cidade, incluindo energia, transporte, água, lixo e saúde. Além disso, as smart cities também se concentram na criação de infraestruturas urbanas sustentáveis e inclusivas.

A ideia por trás das cidades inteligentes é tornar a vida das pessoas mais fácil, mais segura e mais agradável, enquanto também garante o crescimento econômico e a proteção do meio ambiente.