IMA aponta sete pontos impróprios para banho em Balneário Camboriú

O IMA-SC destaca que as chuvas recentes impactam negativamente a qualidade da água

IMA aponta sete pontos impróprios para banho em Balneário Camboriú

Divulgação / Gerson Felippi - Rádio Menina

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

O Instituto do Meio Ambiente (IMA-SC) divulgou uma nova atualização sobre a balneabilidade das praias de Santa Catarina, com foco especial na Praia Central, onde, dos 10 pontos analisados, sete estão aptos para banho. As amostras foram coletadas na segunda-feira, 20, e revelaram que alguns locais, incluindo as áreas em frente às ruas 1001, 51, 1400, 2000, 2500, 3000 e no Pontal Norte, estão impróprios para banho. Em contrapartida, as regiões das ruas 3500, 4000 e a área próxima ao deck da Barra Sul estão em condições adequadas.

Para que um ponto seja considerado próprio para banho, ele deve atender ao critério de ter uma concentração de Escherichia coli (E.coli) inferior a 800 NMP/100 ml em quatro das últimas cinco análises. O IMA-SC destaca que as chuvas recentes impactam negativamente a qualidade da água, principalmente devido ao arraste de detritos de vias públicas, extravasamentos de estações de esgoto, saturação de solos contaminados e ligações clandestinas em drenagem pluvial.

Nas praias agrestes de Santa Catarina, a situação é mais favorável, com Estaleiro, Estaleirinho, Laranjeiras e Taquaras apresentando condições próprias para banho. A exceção fica por conta da Lagoa de Taquaras, que registra um ponto impróprio.

Em Itapema, das nove áreas monitoradas, apenas duas estão impróprias: a praia da Ilhota e Meia Praia, na proximidade da rua 227. Por fim, em Itajaí, a última coleta realizada em 16 de novembro indicou que todas as praias, incluindo Brava, Cabeçudas e Atalaia, estão próprias para banho. Este relatório do IMA-SC é crucial para informar moradores e turistas sobre as condições de banho nas praias catarinenses, garantindo segurança e bem-estar durante a temporada de verão.