Jararaca é encontrada dentro de residência em Florianópolis

O veneno da jararaca pode causar a morte

Jararaca é encontrada dentro de residência em Florianópolis

DIVULGAÇÃO / Redes sociais

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Moradores do bairro Saco Grande, em Florianópolis, levaram um susto nesta segunda-feira (3) ao encontrar uma jararaca dentro de casa.

O animal venenoso foi localizado próximo à Associação dos Moradores, e retirado com a ajuda de um balde pelas equipes da Guarda Municipal Ambiental.

A cobra foi identificada como uma jararaca do gênero Bothrops, uma das espécies mais venenosas e comum em Santa Catarina.

Segundo o biólogo Tobias Kunz, o veneno da jararaca pode causar mais ou menos danos, dependendo da quantidade injetada e da sensibilidade da pessoa.

Embora seja menos potente que o veneno de outras espécies, como cobras corais e cascavéis, ainda pode causar danos graves e evoluir para quadros de maior gravidade rapidamente.

A Guarda Municipal alerta que, somente no primeiro trimestre deste ano, foram realizados 112 resgates de animais silvestres em Florianópolis.

Para prevenir acidentes com animais peçonhentos, é recomendado manter jardins e terrenos baldios sempre limpos, cortar a grama regularmente, evitar plantas como trepadeiras e bananeiras, usar calçados e luvas ao trabalhar no jardim ou atividades rurais, examinar roupas e calçados antes de vesti-los, vedar possíveis frestas na parede e assoalho, e usar telas nas portas e janelas.

Em caso de emergência, é importante acionar os bombeiros pelo telefone 193.