Marina diz que Lula mandou um abraço pra SC: “a gente já sabia que isso ia acontecer”

Santa Catarina tem 135 municípios com estragos causados pela chuva

Marina diz que Lula mandou um abraço pra SC: “a gente já sabia que isso ia acontecer”

Divulgação / Redes sociais

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Enquanto cidades de Santa Catarina enfrentam alagamentos, uma comitiva do Governo Federal foi enviada para representar o presidente Lula em uma reunião com Jorginho Mello e prefeitos da região. Em seu pronunciamento, Marina Silva atribuiu a "mudança climática" como uma das causas das enchentes e destacou que, há 30 anos, "já se previa que isso aconteceria" em SC. Além disso, a ministra transmitiu um abraço e a 'solidariedade' de Lula aos catarinenses.

Marina Silva sublinhou a importância da prevenção. "Há mais de três décadas, alertas foram emitidos sobre esta realidade", disse. Ela fez referência ao relatório "Nosso Futuro Comum", publicado nos anos 80, que antecipava tais eventos climáticos extremos. A ministra falou sobre a combinação de dois fenômenos - o El Niño e as alterações climáticas - que exacerbam tanto as secas quanto as chuvas intensas em diferentes partes do país.

A ministra destacou a seriedade da situação atual, citando um estudo que aponta 1.038 municípios brasileiros em vulnerabilidade climática, afetando cerca de 10 milhões de habitantes. "Mais do que ações emergenciais, é crucial que concentremos esforços em medidas preventivas e estruturantes, trabalhando em estreita parceria com os governos locais", finalizou Marina Silva.