Moradores querem invadir barragem em Santa Catarina e cidade pede socorro: "tragédia anunciada"

A comunidade manifestou indignação com a decisão de manter as comportas fechadas

Moradores querem invadir barragem em Santa Catarina e cidade pede socorro: "tragédia anunciada"

Divulgação / Redes sociais

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Taió, situada no Vale do Itajaí, vive um momento de angústia e incerteza. Com a barragem operando acima de sua capacidade por três dias seguidos e previsões de fortes chuvas para os próximos dias, a decisão de manter as comportas fechadas gerou revolta na comunidade.

"Se não deixarem a água escoar agora, depois será tarde demais. É uma tragédia anunciada", alertam alguns moradores da região. Esta tensão culminou em um vídeo, divulgado nas redes sociais, no qual um residente local faz um apelo emocionado às autoridades.

Nele, o morador declara: "Eu não queria estar aqui gravando esse vídeo, mas eu sou obrigado, sou obrigado a apelar à mídia, para os amigos, para quem sei lá, justiça federal, já que para o governador e para a defesa civil do estado não adianta apelar. Acabaram de fechar sete portas da barragem e não tem motivo para fechar essas sete portas. Conversei com um amigo meu que é técnico, me explicou que estão fazendo cagada de novo. Gente, tá vindo uma chuvarada essa noite, vem uma chuvarada na quinta, na sexta, no sábado, no domingo. Agora o Coutinho falou que segunda e terça vem também. O que nós precisamos fazer? Eu não quero incitar violência, mas o pessoal tá revoltado querendo ir lá invadir a barragem, tá? Vai acontecer. Uma situação delicada igual aconteceu com os índios. Então, por favor, alguém, algum juiz da justiça federal, algum promotor, alguém da mídia, vocês podem ajudar Taió. Nós precisamos que se abra as portas da barragem. Continuam errando. Estão errando desde o começo, cederam um pouquinho ontem por pressão. Continuam errando com Taió. Até quando? Vão querer afogar Taió mais do que vocês já afogaram? Alguém pode ajudar? Eu estou implorando ajuda como civil. Alguém pode ajudar? Ou nós vamos ter que ir lá e abrir esse negócio na marra? Nós vamos ter que ir lá e abrir esse negócio na marra? Por favor, pedimos socorro. Vou espalhar esse vídeo na mídia para ver se alguém faz alguma coisa, se chega nesse governador, se chega nesse diretor aí, sei lá, secretário da defesa civil estadual. O que esse cara quer? Vocês estão com vergonha de pedir ajuda? Para quem entende do negócio, porque eu estou vendo que a Defesa Civil de Santa Catarina não entende do negócio. Precisamos de ajuda, precisamos abrir as 7 portas da barragem, precisamos esvaziar a barragem. Por favor, alguém nos ajude."