Pinguins são resgatados após se perderem e encalharem em praia de Santa Catarina

Eles foram examinados por uma equipe veterinária

Pinguins são resgatados após se perderem e encalharem em praia de Santa Catarina

Divulgação

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Com o início do período migratório de 2023, a Unidade de Estabilização de Animais Marinhos da Univille se deparou com os primeiros pinguins encalhados nas praias de São Francisco do Sul. É uma ocorrência recorrente ver essas aves marinhas se perdendo durante as migrações e surgindo nas areias catarinenses.

Dois pinguins-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus), foram salvos na Praia Grande na última terça-feira, 4. Um residente local deu o alerta para um dos pinguins, enquanto a equipe da unidade detectou o outro durante um monitoramento de rotina na área.

AGORA: Receba notícias pelo WhatsApp gratuitamente! Clique aqui para entrar em nossa comunidade, salve o contato do administrador e fique sempre bem informado!

Os pinguins resgatados foram examinados pela equipe veterinária da unidade, e, segundo os resultados iniciais, não apresentaram sintomas compatíveis com a Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP).

Ambos os animais apresentaram sinais de exaustão, anemia e desidratação, condições frequentemente associadas à síndrome de caquexia. Diante desses sintomas, os especialistas iniciaram o protocolo de tratamento padrão, que inclui a administração de medicamentos, hidratação e cuidados alimentares. Foram coletadas amostras de sangue e fezes para auxiliar no diagnóstico e acompanhamento do tratamento.

Os pinguins permanecerão sob cuidados na Unidade de Estabilização de Animais Marinhos da Univille até sua recuperação completa.

Em vista desses eventos, a equipe da Univille pede que a população evite contato direto com aves encontradas. Ao avistar um animal, mantenha distância e afaste os animais domésticos, ligando para a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina no número 0800 643 9300.

No caso de aves marinhas sem sinais de infecção ou que estejam mortas, o contato deve ser feito com o PMP-BS/Univille, através do número 0800 642 3341 ou pelo WhatsApp (47) 99212-9218.