SC tem mais de 27 mil desabrigados por conta das chuvas

Até o momento, o Governo do Estado enviou 92.324 itens de assistência humanitária para 26 municípios

SC tem mais de 27 mil desabrigados por conta das chuvas

Divulgação / Secom

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

A quantidade de desabrigados por conta das chuvas em Santa Catarina aumentou para 27.479 pessoas, sendo que 71 municípios já disponibilizaram locais para acolhimento, totalizando 160 abrigos abertos.

Esse número está disponível no novo relatório da Defesa Civil catarinense, divulgado às 10h desta quarta-feira, dia 18. A quantidade de municípios que registraram ocorrências permanece em 149, desde o dia 04 de outubro, e 133 municípios estão em situação de emergência, sendo que Rio do Sul e Taió decretaram calamidade pública. Além disso, até o momento, o Governo do Estado enviou 92.324 itens de assistência humanitária para 26 municípios.

O relatório também destaca um Aviso Meteorológico para temporais e chuva intensa para amanhã, quinta-feira, 19. Há risco moderado nas áreas em amarelo e baixo nas áreas em verde do mapa para ocorrências como destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores, alagamentos e enxurradas, e os acumulados de chuva previstos ficam entre 40 e 60 mm. Já nas áreas em verde os acumulados variam entre 20 e 30mm, podendo ser ultrapassados pontualmente.


No amanhecer desta quarta-feira, 18, a chuva retornou a região Oeste de Santa Catarina, aparecendo na forma de pancadas de chuva, como mostra a composição dos radares meteorológicos (Figura 1). Apesar de observar algumas descargas elétricas, a intensidade até o momento é moderada. Estas pancadas permanecem nas próximas horas, com risco baixo a moderado para ocorrência de temporais isolados na região do Grande Oeste.

Nas demais regiões, o amanhecer será nublado, mas sem chuvas significativas. No momento as temperaturas marcam entre 15°C e 20°C, com valores ainda mais baixos nas áreas mais altas do Planalto Sul, onde se aproximam de 10°C. Nas regiões litorâneas, os ventos sopram de sul com intensidade moderada, o que intensifica a sensação de frio. Devido aos acumulados elevados de precipitação observados nos últimos dias, permanece risco alto a muito alto para deslizamentos em grande parte do estado.