Tartaruga-verde morre em Santa Catarina após ingestão de plástico

A análise do estômago e intestino do animal revelou uma quantidade alarmante de plástico

Tartaruga-verde morre em Santa Catarina após ingestão de plástico

Divulgação / PMP-BS/ Udesc

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Uma tartaruga-verde (Chelonia mydas) morreu em Santa Catarina após a ingestão de uma grande quantidade de plástico, segundo informações do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). O animal foi encontrado debilitado e internado na Unidade de Estabilização de Animais Marinhos da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Laguna, mas infelizmente não resistiu e morreu um dia depois.

A tartaruga foi levada até a unidade fora do horário de expediente por uma pessoa não identificada. A equipe acredita que o animal tenha sido encontrado em uma das praias próximas, entre Laguna e Imbituba, no Sul de Santa Catarina. O incidente ocorreu há cerca de uma semana.

AGORA: Receba notícias pelo WhatsApp gratuitamente! Clique aqui para entrar em nossa comunidade, salve o contato do administrador e fique sempre bem informado!

A análise do estômago e intestino do animal revelou uma quantidade alarmante de plástico. Imagens compartilhadas pelo PMP-BS nas redes sociais mostram os resíduos que foram retirados de dentro da tartaruga.

"São desalentadoras estas situações que estão sendo cada vez mais frequentes", lamentou o PMP-BS em sua postagem, chamando a atenção para o grave problema do lixo plástico nos oceanos e suas consequências devastadoras para a fauna marinha.

O PMP-BS atua no monitoramento e na reabilitação da fauna marinha na região, além de conscientizar o público sobre a importância de manter as praias limpas e evitar o descarte de resíduos nos oceanos. O caso da tartaruga-verde serve como um lembrete trágico do impacto que a poluição plástica pode ter sobre a vida marinha.